Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/768
Título: Perfil nutricional em estudantes do Ensino Fundamental II da cidade de Ingá/PB
Autor(es): Nascimento, Jeová Claudino do
Palavras-chave: Perfil nutricional
Nutrição
Alimentação
Obesidade
Jovens
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: Entre os maiores problemas nutricionais brasileiros estão à desnutrição e a obesidade. Trata-se de realidades opostas, mas com uma origem em comum: o consumo de alimentos. Sendo assim, não sobram dúvidas sobre a importância de análises que possibilitem o conhecimento do estado nutricional e do padrão de alimentação da população brasileira. Esta pesquisa visou primeiramente analisar o estado nutricional de cento e noventa alunos com idade entre doze e dezessete anos atendidos em uma unidade pública municipal de ensino fundamental no município de Ingá, Paraíba. A análise do estado nutricional foi obtida através de índices antropométricos. Através dessa análise obteve-se a porcentagem de crianças e adolescentes apresentaram problemas quanto ao peso. Observou-se que 28,4% do sexo feminino estão com excesso de peso e 4,9% são obesos, o que difere do sexo masculino 13.6% estão com excesso de peso e 3,4 estão na faixa de obesidade. Então do público que participaram da pesquisa apresentaram risco de obesidade e na sua grande maioria estão com excesso de peso. Destaca-se que esses dados resultarão em sugestões de melhorias nos padrões alimentares dos alunos atendidos pela instituição. As conclusões dos dados encontrados em nossa pesquisa verificaram que a instituição de ensino analisada, já enfrenta uma parcela de distúrbios nutricionais. Sendo que para reforçar essa conclusão foram observados os hábitos alimentares desses alunos, ou seja, em sua vida cotidiana com suas famílias. Os escolares se alimentam podem até se alimentar mal, mas, em suas residências com suas famílias, não dispõe de uma qualidade na alimentação e sim, eles só visam à quantidade. No entanto, muitos escolares se alimentam de diversas guloseimas como: frituras, doces, salgadinhos, dentre outros, ou seja, alimentos demasiadamente calóricos e desprovidos de vitaminas e minerais colaborando para o ganho de peso dos mesmos.
Descrição: NASCIMENTO, J. C. do. Perfil nutricional em estudantes do Ensino Fundamental II da cidade de Ingá-PB. 2012. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/768
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeová Claudino do Nascimento.pdfJeová Claudino do Nascimento801.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.