Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/769
Título: Educação Física Escolar: avaliação do desenvolvimento motor através do teste (TGMD-2) para meninos e meninas na faixa etária de 8 a 9 anos
Autor(es): Neves, Sérgio Ricardo Soares
Palavras-chave: Educação física escolar
Desenvolvimento motor
Avaliação motora
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: Devido o grande número de crianças matriculadas nas redes de ensino da cidade de Campina Grande (PB) e consequentemente maior quantidade de alunos da disciplina de Educação Física, houve a necessidade de investigar se os padrões fundamentais dos movimentos estão sendo desenvolvidos de natureza progressiva, organizada e interdependente pelos alunos de um período de idade restrita. A presente pesquisa tem o objetivo principal verificar através do teste Test of Gross Motor Development – Second Edition (TMGD-2), se os níveis motores grossos de meninos e meninas na faixa etária 8 a 9 anos, (estão de acordo com a respectiva idade, traduzindo e verificando o mesmo, proposto por Ulrich, 2000). E como objetivos específicos, Verificar através do TGMD-2, os níveis motores do desempenho locomotor e do controle de objetos; Analisar o desempenho locomotor e o controle de objetos, comparando se sua pontuação estar de acordo com a tabela da idade equivalente; Medir o desenvolvimento motor de crianças de 08 à 09 anos matriculadas na respectiva instituição de pesquisa. A metodologia da pesquisa foi de caráter transversal de cunho quantitativo, onde crianças na faixa etária de 8 a 9 anos, foram submetidas ao teste TGMD-2, realizada na Escola Municipal Adalgisa Amorim, situado no bairro do Jardim Verdejante, na cidade de Campina Grande (PB); A pesquisa foi de campo e os dados foram coletados através da aplicação do teste do TGMD-2. Conclui-se que a maioria dos alunos obtiveram o resultado compatível da idade motora com a idade cronológica, através do teste do TGMD-2 que se resume em duas partes, as habilidades locomotoras e de controle de objeto. Assim a idade equivalente na maioria das vezes esteve no mesmo nível ou superior a idade cronológica para os meninos e para as meninas.
Descrição: NEVES, S. R. S. Educação Física Escolar: avaliação do desenvolvimento motor através do teste (TGMD-2) para meninos e meninas na faixa etária de 8 a 9 anos. 2012. 20f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/769
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Ricardo Soares Neves.pdfSérgio Ricardo Soares Neves758.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.