Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/771
Título: Avaliação de incapacidade física dos casos novos de hanseníase de acordo com a classificação operacional da forma clínica em Campina Grande – PB, 2000 a 2009
Autor(es): Ribeiro, Taynara de Araujo
Palavras-chave: Hanseníase
Saúde pública
Epidemiologia
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa que ainda se configura como um problema de saúde pública no Brasil. Para tanto, objetivou-se investigar os casos novos de hanseníase com avaliação de incapacidades realizada no momento do diagnóstico e no momento da alta por cura de acordo a classificação operacional da forma clínica da hanseníase em Campina Grande-PB, no período de 2000 a 2009. Trata-se de estudo epidemiológico descritivo, no qual se utilizou indicadores epidemiológicos e operacionais para avaliação das ações de controle de hanseníase através de casos diagnosticados na Unidade de Referência (Serviço Municipal de Saúde) do Programa de Controle de Hanseníase e notificados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) no período de 2001 a 2009. A coleta de dados foi realizada na base de dados do SINAN acessada junto a Gerencia de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande-PB. Para organização e tabulação dos dados utilizou-se o programa Excel Starter versão 2010. A análise demonstra que os casos paucibacilares predominaram até o ano de 2005, a partir de 2006 houve predominância dos casos multibacilares, fato que provavelmente está ligado à reformulação das ações do Programa de Controle da Hanseníase no município. Entretanto, constatou-se aumento de pacientes que não apresentavam incapacidades no momento do diagnóstico e passaram a apresentar no momento da alta por cura, demonstrando possíveis déficits operacionais do protocolo assistencial. Destarte, observamos um percentual de pacientes não avaliados e o não preenchimento de informações nas fichas do protocolo. Este estudo visa complementar pesquisas realizadas anteriormente voltadas para a problemática da hanseníase e, contribuir na definição de orientar prioridades e diretrizes para melhor operacionalização do protocolo assistencial do Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase a nível local e a nacional.
Descrição: RIBEIRO, T. de A. Avaliação de incapacidade física dos casos novos de hanseníase de acordo com a classificação operacional da forma clínica em Campina Grande – PB, 2000 a 2009. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/771
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynara de Araújo Ribeiro.pdfTaynara de Araújo Ribeiro842.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.