Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/774
Título: Processos de cuidado para promoção da saúde do adolescente em Campina Grande-PB
Autor(es): Arruda, Thaís Vidal de Negreiros
Palavras-chave: Promoção da saúde
Medicina preventiva
Saúde do adolescente
Educação em saúde
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: A adolescência é a fase do ciclo de vida caracterizado por mudanças no crescimento e constante desenvolvimento físico, alterações emocionais, hormonais e sociais, portanto, figura-se como uma fase de intensa vulnerabilidade e contradições (BRASIL, 2006). Para tanto, apresentamos relatório de projeto do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) baseado em atividades de extensão para promoção da saúde do adolescente junto ao grupo de adolescentes que frequentam as ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) na Sociedade de Amigos de Bairro (SAB) da Conceição em Campina Grande-PB. O objetivo geral foi implementar atividades de educação em saúde com abordagem de método sensível, criativo e reflexivo sobre o processo-saúdedoença-cuidado e cultura do adolescente, enfatizando a promoção à saúde, prevenção dos riscos, agravos e danos. Nossas metas foram o estabelecimento de contato com a comunidade para agendamento de reunião de apresentação da proposta junto aos responsáveis legais, planejamento e programação coletiva de ações de intervenções e/ou enfrentamentos dos nós críticos sobre a prevenção, operacionalização das ações de intervenção na promoção de saúde dos adolescentes e avaliação dos processos e práticas de intervenção das atividades implementadas com apresentação de relatório. A metodologia operacional deu-se através de oito encontros com reuniões periódicas, exibição de filmes, leitura de texto de apoio e dinâmicas de grupo visando subsidiar os adolescentes no enfrentamento das situações do processo saúde-doença que consistiram no seguinte processo: exibição de filmes que abordassem as temáticas do uso abusivo de drogas e dependência química; violência urbana; e bullying. Para tanto, foi feita a divisão do grupo de adolescentes em subgrupos abordados com: sensibilização com exibição de filme complementada por leitura de texto de apoio; dinâmicas de grupo com questões norteadoras para discussão; dramatizações; elaboração de painéis síntese e/ou integrador; e assembléias. Nesse sentido, a abordagem direcionada aos adolescentes participantes do Projovem, adquire caráter inovador e emancipador distinto da maioria das intervenções positivistas e reducionista na área da saúde. Por fim, percebemos que uma das melhores formas de enfrentar os agravos inerentes a referida faixa etária é sem dúvida a promoção da sua saúde com atividades de educação em saúde, abordadas com método participativo, criativo e sensível.
Descrição: ARRUDA, T. V. de N. Processos de cuidado para promoção da saúde do adolescente em Campina Grande-PB. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/774
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Vidal de Negreiros Arruda.pdfThaís Vidal de Negreiros Arruda1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.