Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/775
Título: Conhecimento dos profissionais de enfermagem da estratégia saúde da família acerca dos cuidados com ostomizados
Autor(es): Furtunato, Anne Karelyne de Faria
Palavras-chave: Enfermagem
Prática da enfermagem
Ostomizados
Programa Saúde da Família
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: O presente estudo, de caráter qualitativo, teve por objetivo avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem na Estratégia Saúde da Família (enfermeiro e técnico de enfermagem) acerca dos cuidados com ostomizados. A pesquisa foi realizada com os profissionais de enfermagem inseridos na Estratégia Saúde da Família do Distrito Sanitário III no município de Campina Grande, sendo a amostra composta por vinte e dois sujeitos; o instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário específico, auto-preenchível, com questões abertas sobre a temática e os dados obtidos receberam tratamento através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os dados referentes à caracterização social dos sujeitos receberam tratamento estatístico simples e os dados qualitativos foram agrupados em categorias as quais incluíram: “Cumprir o objetivo da ESF na sua área de abrangência na visita domiciliar”, “Prestar assistência específica as necessidades dos ostomizados” e “Assistência adequada visando à prevenção e risco de complicações”; “Necessidade de capacitação”; Despreparo para a assistência ao portador de ostomias” e Atribuição do enfermeiro; “Desconhecimento dos cuidados com a pele periostomal”; “Observar o aspecto da ostomia” e “Necessidade de Higiene adequada e especifica”; “Conhecimento mínimo sobre a bolsa coletora” e “Desconhecimento dos cuidados com o manuseio da bolsa coletora”; Desconhecimento acerca dos cuidados com a dieta e irrigação intestinal”; “Oferecer apoio para que as mudanças diminuam o impacto na qualidade de vida” e “Desconhecimento acerca dos prováveis enfrentamentos que o ostomizado irá sofrer”. Apesar do profissional de enfermagem reconhecer a importância da assistência aos ostomizados pela Estratégia Saúde da Família este não sabe lidar com esses usuários pelo seu profundo desconhecimento acerca dos cuidados que tal assistência requer. Há também uma idéia errônea de que a unidade de saúde da família não é o serviço de contrarreferência que o ostomizado deve procurar. Assim, foi verificado que há a extrema necessidade de capacitação dos profissionais de enfermagem atuantes na Estratégia Saúde da Família para que consigam atender as especificidades que podem ser encontradas na sua área de abrangência e realizar uma assistência de melhor qualidade.
Descrição: FURTUNATO, A. K. de F. Conhecimento dos profissionais de enfermagem da estratégia saúde da família acerca dos cuidados com ostomizados. 2011. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/775
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Karelyne de Faria Furtunato.pdfAnne Karelyne de Faria Furtunato409.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.