Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/776
Título: Câncer de Mama: impacto da quimioterapia
Autor(es): Araújo, Thayse Emanuele Franklin
Palavras-chave: Câncer de mama
Quimioterapia
Saúde da mulher
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: O ritmo estressante e frenético da vida moderna colocou em evidência uma doença que não tem origens recentes: o câncer. Desde sempre acompanhou o homem em toda sua existência, trazendo sofrimento e angústia para o doente e familiares. Nenhum tipo de câncer parece ser tão assolador e impactante como o câncer de mama feminino, onde a mulher passa a enfrentar profundas alterações corporais decorrentes da busca pela cura. Dentre os tratamentos, a quimioterapia é um dos que provocam grandes impactos na mulher devido aos vários efeitos indesejados que provoca, tais como fadiga, náuseas, diarréia e, principalmente, a alopécia, grande provocador de distúrbios na auto-imagem da mulher. O objetivo da presente pesquisa é avaliar os impactos que o tratamento quimioterápico provoca em mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Para isso, através de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa, foi aplicado um formulário para 16 mulheres com câncer de mama e em tratamento quimioterápico na FAP. A maioria das entrevistadas estava numa faixa de idade superior aos 50 anos (60,5%), eram pardas (50%), casadas (38%), tinham filhos (88%), ensino fundamental incompleto (56,25%), católicas (69%). Ainda uma parcela considerável delas não exercia nenhuma atividade remunerada (43,75%) e também não recebiam aposentadoria. Metade das mulheres negaram ter problemas decorrentes da quimioterapia, mas todas elas apontaram ao menos um sintoma indesejado resultante da ação de drogas antineoplásicas. Náuseas e vômitos foram os problemas que afetaram mais mulheres (56,25%), seguidos pela anorexia (50%), dor (43,75%) e insônia (43,75%). 63% se dizem incomodadas com tais efeitos. 69% revelam se incomodar em algum grau com a queda dos cabelos. No desempenhar de suas atividades, 56% afirmaram requerer assistência ocasional. Quanto ao bem estar psicossocial, 75% delas se sentem próximas dos amigos, 94% disseram que seus familiares aceitaram a doença e fornecem apoio emocional. Entretanto, metade delas se sentem tristes, a maioria se preocupa com a morte e 67% afirmaram sentir algum grau de nervosismo. Metade também não se sente sexualmente atraente e a minoria (31,25%) mantém uma vida sexual ativa.
Descrição: ARAÚJO, T. E. F. Câncer de Mama: impacto da quimioterapia. 2011. 122f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/776
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayse Emanuele Franklin Araújo.pdfThayse Emanuele Franklin Araújo2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.