Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/778
Título: A enfermagem no acolhimento e humanização da assistência ao paciente oncológico
Autor(es): Almeida, Layze Amanda Leal
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Oncologia
Atendimento hospitalar
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: Descobrir que se está com câncer pode acarretar sérios problemas aos pacientes/familiares, tais como: emocionais, físicos, biológicos, psicológicos e sociais, portanto para evitalos/combatê-los, a assistência de enfermagem deve primar sempre por uma atenção humanizada, individualizada, holística e acolhedora. Trata-se de um Relato de Experiência baseado em atividades de extensão acadêmico-assistencial com enfoque no acolhimento e humanização da assistência de enfermagem. Estas atividades foram desenvolvidas no Consultório de Enfermagem do setor de oncologia de um hospital filantrópico na cidade de Campina Grande-PB. Este trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência vivenciada no acolhimento e humanização do paciente oncológico durante atendimento no Consultório de Enfermagem. As consultas foram realizadas em todas as fases, de modo a delimitar os Diagnósticos de Enfermagem e as suas possíveis Intervenções. Houve a percepção que a maioria dos pacientes teve a sua dinâmica familiar afetada e apresentaram uma baixa autoestima decorrente da descoberta da doença/tratamento. A música foi utilizada como terapia para os mesmos, na busca de amenizar a carga de estresse/ansiedade, promover o bem-estar e tornar aquele momento mais acolhedor e humanizado. A educação em saúde se fez presente através de informações/orientação sobre a doença, tratamento, alimentação, modo de vida, sedentarismo e etc.
Descrição: ALMEIDA, L. A. L. A enfermagem no acolhimento e humanização da assistência ao paciente oncológico. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/778
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layze Amanda Leal Almeida.pdfLayze Amanda Leal Almeida512.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.