Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/780
Título: A utilização da fitoterapia em três comunidades quilombolas da mesorregião do agreste da Paraíba – PB
Autor(es): Martins, Leandro de Souza
Palavras-chave: Plantas Medicinais
Fitoterapia
Capim Santo
Botânica
Hortelã
Erva Cidreira
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: O presente trabalhou verificou o conhecimento e a utilização de plantas medicinais usadas em três comunidades remanescentes quilombolas da Mesorregião do Agreste Paraibano: Caiana dos Criolos, em Alagoa Grande – PB, Sítio Matias, em Serra Redonda – PB, e Grilo, em Riachão do Bacamarte - PB. Para tanto, construiu-se um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, utilizando roteiro de entrevista como instrumento de coleta de dados. Após as entrevistas, os depoimentos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (1977). Da categorização temática emergiram os usos terapêuticos do Capim Santo (Cymbopogon citratus), da Erva Cidreira (Lippia Alba) e da Hortelã da Folha Miúda (Mentha x villosa Hudson). Na discussão dos resultados foram feitas aproximações entre as indicações terapêuticas das plantas nas falas dos colaboradores com as indicações que a literatura pesquisada apresenta como cientificamente comprovado. Com poucas exceções, foram encontradas relações entre o uso comprovado de princípios ativos com as ações terapêuticas citadas pelos colaboradores no tocante às três plantas, prevalecendo as indicações para acometimentos do trato gastrintestinal, seguido do trato respiratório.
Descrição: MARTINS, L. de S. A utilização da fitoterapia em três comunidades quilombolas da mesorregião do agreste da Paraíba – PB. 2010. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/780
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro de Souza Martins.pdfLeandro de Souza Martins1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.