Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/781
Título: Desenvolvimento de tecnologias emancipatórias para capacitação do autoexame da mama em mulheres cegas
Autor(es): Oliveira, Cibely Freire de
Palavras-chave: Enfermagem oftalmológica
Deficientes visuais
Câncer de mama
Autoexame da mama
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de tecnologias emancipatórias para capacitação de mulheres cegas quanto à realização do autoexame das mamas. Objetivou-se desenvolver uma cartilha em Braille e um áudio explicativo em formato de programa em CD como tecnologia emancipatória para a capacitação de mulheres cegas na realização do autoexame das mamas. Estudo de desenvolvimento metodológico. Elaborou-se um CD de áudio em forma de programa e uma cartilha com vinte e quatro páginas escritas em Braille, disponibilizando informações pertinentes para a realização do autoexame das mamas. A cartilha em braile e o áudio foram avaliados pelos sujeitos e considerados de fácil compreensão, eficazes para minimizar os déficits de conhecimento sobre a detecção precoce do câncer de mama e adequados para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres ao passo que contribui para promover o empoderamento e emancipação acerca do autocuidado para a efetivação rotineira do autoexame das mamas.
Descrição: OLIVEIRA, C. F. de. Desenvolvimento de tecnologias emancipatórias para capacitação do autoexame da mama em mulheres cegas. 2011. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/781
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cibely Freire de Oliveira.pdfCibely Freire de Oliveira411.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.