Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/783
Título: Medidas preventivas de câncer de mama e cervical entre universitárias
Autor(es): Fernambarre, Relva Raruza
Palavras-chave: Oncologia
Câncer de mama
Prevenção de Cancêr
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: No estudo realizado, buscou-se analisar as condutas de autocuidado das acadêmicas a respeito das medidas de prevenção de câncer de mama e colo do útero, a fim de se ter um conhecimento da realidade das práticas preventivas adotadas pelas estudantes universitárias. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual da Paraíba nos cursos de graduação do Campus I do município de Campina Grande/PB, no período de Agosto de 2010 a Julho de 2011. Foram considerados os indivíduos do sexo feminino, dos cursos da Área da saúde, perfazendo uma amostra composta por 68 alunas. Utilizou-se as variáveis: faixa etária, prática de atividade física, tabagismo, etilismo, uso de preservativo, Índice de Massa Corpórea, avaliação de rotina da saúde, realização de exame preventivo para o câncer de colo de útero. A maioria da amostra foi composta por mulheres de 21 a 25 anos (88,2%). Em relação ao estado civil, 88,2% afirmaram serem solteiras. 75% das entrevistadas foram classificadas com peso adequado; 61,8% afirmaram não realizar atividade física; 100% da amostra afirmou não ser tabagista. 60,3% da amostra referiu não ingerir bebida alcoólica. O curso de Enfermagem obteve maior percentual de realização de exames preventivos de câncer de mama e colo do útero. A realização do presente estudo proporcionou um conhecimento acerca de medidas preventivas adotadas por estudantes da área da saúde, onde o acesso à informação de prevenção e agravos de doenças é considerado maior e mais aprofundado do que em outros cursos de graduação.
Descrição: FERNAMBARRE, R. R. Medidas preventivas de câncer de mama e cervical entre universitárias. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/783
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Relva Raruza Fernambarre.pdfRelva Raruza Fernambarre423.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.