Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/784
Título: Avaliação do processo de implantação dos núcleos de apoio à saúde da família em Campina Grande - PB
Autor(es): Magalhães, Fernanda Carla
Palavras-chave: Saúde Pública
Saúde da família
Enfermagem
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi instituído pelo Ministério da Saúde a partir da Portaria n° 154, em janeiro de 2008, tendo em vista o aumento do escopo das ações da atenção básica, potencializando a resolutividade da mesma. Em Campina Grande – PB, a aprovação dessa proposta ocorreu em agosto de 2008, conferindo ao mesmo o lugar de pioneiro na implantação dessa nova política. Este estudo teve por objetivo avaliar o processo de implantação das equipes NASF no município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, no qual foi utilizado como instrumentos de coleta de dados a análise documental que incluiu a Portaria nº 154/2008, o Caderno de Atenção Básica nº 27 do Ministério da Saúde publicado em 2009 e o Projeto de Implantação das equipes NASF do referido município, além de 36 entrevistas semi-estruturadas com coordenação, gerentes de distritos e profissionais do NASF desta localidade. Considerando a análise de discurso de Bardin e as categorias analíticas: processo de implantação das equipes NASF, definição de profissionais e atuação e integração das equipes NASF com a rede obteve-se como resultado que o município estudado não atende a todos os critérios estabelecidos, o que acaba por influenciar na conformação dessa atual proposta. Conclui-se que a forma tênue do Ministério da Saúde em orientar a implantação dessa proposta, aliada ao modelo de gestão de cada município, acaba por estabelecer um modelo de NASF que nem sempre atende à proposta de reorganizador da rede de serviços de saúde.
Descrição: MAGALHÃES, F. C. Avaliação do processo de implantação dos núcleos de apoio à saúde da família em Campina Grande - PB. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/784
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Carla Magalhães.pdfFernanda Carla Magalhães382.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.