Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/785
Título: O papel dos núcleos de apoio à saúde da família na estruturação de redes de atenção à saúde
Autor(es): Souza, Fernanda Ferreira
Palavras-chave: Saúde pública
Enfermagem
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar algumas concepções produzidas na implementação das equipes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família sobre seu papel junto à Estratégia Saúde da Família e sua implicação nos processos de construção e articulação das Redes de Atenção à Saúde. Realizou-se estudo qualitativo, exploratório e descritivo, por meio da análise dos documentos ministeriais que regulamentam os núcleos e aplicação de entrevistas semiestruturadas com 36 profissionais dos mesmos e 3 gestores de Campina Grande. Os resultados apontaram que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família possibilita a ampliação do escopo das ações da Estratégia Saúde da Família a partir de duas modalidades, e cada uma delas exerce influência diferente sobre a articulação de Redes de Atenção à Saúde: a ampliação da equipe, a partir da inserção de especialidades na Estratégia Saúde da Família, reforçando o modelo tecnicista de atenção e impedindo a estruturação de redes de cuidado; e a qualificação da capacidade técnica da equipe já existente, que potencializa a Estratégia Saúde da Família, contribuindo para a construção e articulação de Redes de Atenção à Saúde. Conclui-se que as diversas formas de atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família são oriundas da implantação e direcionamento desse dispositivo pela gestão.
Descrição: SOUZA, F. F. O papel dos núcleos de apoio à saúde da família na estruturação de redes de atenção à saúde. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/785
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Ferreira Souza.pdfFernanda Ferreira Souza413.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.