Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/786
Título: Hepatite C em hemodiálise: conhecimento e prevenção dos profissionais de enfermagem
Autor(es): Nascimento, Lívia Sayonara de Sousa
Palavras-chave: Enfermagem
Prática de enfermagem
Hepatite C
Hemodiálise
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: Atualmente existe um grande número de indivíduos infectados pelo vírus da hepatite C (HCV) com possibilidade de complicações. Sua transmissão ocorre principalmente por via parenteral. Entre os grupos mais expostos à aquisição desse vírus estão os profissionais de enfermagem do setor de hemodiálise por praticarem variados procedimentos invasivos. Objetivou-se neste estudo verificar o conhecimento da equipe de enfermagem do setor de hemodiálise relacionado à Hepatite C, aplicado às medidas preventivas. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da investigação 49 profissionais, representando 100% dos funcionários da equipe de enfermagem dos setores de Hemodiálise do município de Campina Grande- PB. De acordo com o estudo, as medidas de biossegurança não eram praticadas por todos os profissionais. Constatou-se que um número significativo de profissionais de enfermagem desconhecia as formas de transmissão e de prevenção da hepatite C. Verificou-se que a equipe necessita de um treinamento permanente visando adquirir mais informações quanto à prevenção dessa patologia. Sugere-se que haja uma supervisão mais efetiva quanto ao uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) por parte da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar das instituições, assim como revisão de estratégias de sensibilização do profissional de saúde perante a prevenção de infecção por HCV para que se obtenha uma melhor adesão desses profissionais a condutas seguras.
Descrição: NASCIMENTO, L. S. de S. Hepatite C em hemodiálise: conhecimento e prevenção dos profissionais de enfermagem. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/786
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Sayonara de Sousa Nascimento.pdfLívia Sayonara de Sousa Nascimento425.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.