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dc.contributor.authorOliveira, Catarina Batista-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:29:26Z-
dc.date.available2015-11-16T12:29:26Z-
dc.identifier.otherCDD 370.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7862-
dc.descriptionOliveira, C. B. Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia: a formação de professoras nas décadas de 1960 e 1970. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNa reflexão inicial parte-se do pressuposto do Dominique Julia (2001), o qual trás uma discursão sobre cultura escolar, que ao se trabalhar com uma instituição escolar deve-se perceber o contexto da temática abordada, em que a primeiro momento foi abordado à história da Escola Normal no Brasil, e posteriormente na Paraíba. E ao mesmo tempo discutindo a questão de gênero segundo Louro (2010), a qual discute que a instituição escolar foi utilizada para difundir modos de pensar e agir a partir de cada época, como também vem afirmar aquela concepção de que as praticas escolares deve estar próximo às relações familiares, o gênero feminino como tendo a imagem da mulher do lar, atuando como educadoras. O presente trabalho visa compreender como o magistério veio a tornar-se feminino, tendo como recorte temporal as décadas de 1960 e 1970, especificamente. Tomando como espaço social a Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, na cidade de Campina Grande-PB. Partindo inicialmente da historicidade da Escola Normal no Brasil, discutiremos o processo que levou a sua criação e institucionalização. No primeiro capitulo como também abordaremos sua institucionalização na Paraíba e como se deu este processo, e posteriormente especificamente em Campina Grande- PB.No segundo capítulo, trazendo para o centro da discursão a história da Escola Normal Padre Emídio Viana Correia, localizada em Campina Grande-PB. Com enfoque nas discursões sobre gênero, e a partir da documentação encontrada, como era a organização interna observada a partir das fichas de matrícula da época. Para a realização da pesquisa utilizou-se a arquivistica, os arquivos fotográficos, o Projeto Político Pedagógico da referida escola, como também a partir de alguns documentos do Museu Histórico em Campina Grande, PB, utilizando o recurso técnico à câmera fotográfica, como também ao estudo bibliográfico dos autores referenciados.Assim, compreende-se a importância que a Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia desempenhou na cidade de Campina Grande, como também nas cidades circunvizinhas um papel importante na formação do magistério feminino para o estado. Destacando que a referida pesquisa mostra-se um campo aberto a pesquisas futuras, com o objetivo de preencher lacunas da história da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ramsés Nunes e Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEscola Normalpt_BR
dc.subjectFeminização do Magistériopt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleEscola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia: a formação de professoras nas décadas de 1960 e 1970pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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