Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7879
Título: Brinquedos e brincadeiras nos dias atuais: sob o olhar de crianças de 7 anos
Autor(es): Brito, Adriana de Oliveira
Palavras-chave: Brincadeira
Desenvolvimento Infantil
Criança
Resumo: O presente artigo teve como objetivo refletir sobre a importância da brincadeira. Foram entrevistadas doze crianças de ambos os sexos, todas com a idade de sete anos, de escolas púbicas e privadas na cidade de Campina Grande, PB. A fundamentação teórica teve como base autores como: Barros (1989), Brougère (2000), Froebel (2002), Malta (2008),Lillard (1993), Oliveira (2002), Piaget (1978), Sousa e Castro (2001),Lebovici e Diatkline (1988). Em suma, iremos trazer a importância que o brincar traz a criança, podendo assim olhar com outros olhos para esse ato, mudando a forma de tratar e passando a dar a real significância. Foi utilizado um questionário, feito diretamente com as crianças em momentos distintos. Através da análise das respostas, percebemos como a brincadeira acontece hoje em dia, compreendendo algumas diferenças de tempos atrás, como também a sua presença na escola e a ausência de participação dos professores, que por sua vez, acabam não dando ao brincar o seu real valor e importância. Entendendo que a brincadeira faz parte da atividade humana, pois até mesmo antes de nascer a criança já brinca dentro da barriga da mãe com o cordão umbilical, ou seja, mostra que é uma atividade inata ao ser humano. Sendo assim, destacamos a importância da brincadeira, como atividade que busca o desenvolvimento da pessoa.
Descrição: Brito, A. de O. Brinquedos e brincadeiras nos dias atuais: sob o olhar de crianças de 7 anos. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7879
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana de Oliveira Brito.pdfAdriana de Oliveira Brito709.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.