Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/788
Título: O processo de tratamento de lixiviado em lagoas de stripping
Autor(es): Monte, Fernanda Patrício do
Palavras-chave: Resíduos Sólidos
Lixiviado
Saneamento
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar o processo de stripping de amônia de líquidos lixiviados, em lagoas de stripping, levando em consideração prioritariamente a questão da concentração de nitrogênio amoniacal presente no lixiviado para que seja possível viabilizar o tratamento biológico deste líquido e posteriormente lançá – lo em um corpo receptor. Foram construídos quatro reatores de stripping em série onde foram alimentados com lixiviado bruto, sem correção do pH e sem alimentação forçada de ar. O primeiro reator era alimentado através de uma bomba peristáltica, de motor trifásico, modelo B63b4, onde a vazão do lixiviado era constante e os outros reatores recebiam o lixiviado por meio de gravidade, pois suas alturas eram menores que a anterior. O monitoramento do sistema experimental foi realizado em quatro fases distintas, onde os reatores receberam cargas superficiais aplicadas de 450, 500, 600 e 700 kg NH4+.ha-1.dia -1. Os parâmetros analíticos utilizados no monitoramento foram: nitrogênio amoniacal, pH, alcalinidade total e ácidos graxos voláteis. Em todas as fases a concentração de nitrogênio amoniacal apresentou eficiência de remoção superior a 96%, obtendo assim o resultado esperado pela pesquisa. Conclui-se que é possível remover quase que o valor total da concentração de nitrogênio amoniacal de lixiviado, que leva ao favorecimento da aplicação do tratamento biológico.
Descrição: MONTE, F. P. do. O processo de tratamento de lixiviado em lagoas de stripping. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/788
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Patrício do Monte 2.pdfFernanda Patrício do Monte Parte 2635.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Fernanda Patrício do Monte 1.pdfFernanda Patrício do Monte Parte 14.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.