Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento Neto, Severino Santino do | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-31T14:12:25Z | - |
dc.date.available | 2013-01-31T14:12:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/789 | - |
dc.description | NASCIMENTO NETO, S. S. do. Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de Educação Física nas escolas de Ensino Fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema a análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de educação física nas escolas de ensino fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. O objetivo foi: identificar e analisar os conteúdos utilizados pelos professores de Educação Física no Ensino Fundamental II da Rede Pública de Campina Grande-PB. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, recorrendo a uma entrevista semi-estruturada. A amostra foi composta por 07 professores de 07 escolas diferentes, sendo os sujeitos formados em Educação Física, sendo três professores da rede estadual de ensino e 04 da rede municipal de ensino. A entrevista foi gravada e transcrita na íntegra e os dados foram analisados no sentido de identificar categorias. Os resultados indicam que existem algumas limitações quanto à abordagem de conteúdos, uma vez que não havia preocupação em trabalhar os conteúdos da Educação Física, mas apenas alguns deles, como: esporte e jogos pré-desportivos. Em relação ao tema dança, ginástica e lutas observamos a não preocupação que estes recebem por parte dos professores dentro das aulas de Educação Física. Já relacionado à Cultura Corporal, enquanto perspectiva pedagógica, alguns professores apresentaram elementos dos conteúdos presentes no universo da cultura corporal, mas demonstram falta de compreensão sobre a perspectiva teórica. Hoje, o mundo do trabalho busca profissionais comprometidos com a realidade em que atuam e não instrutores, por isso, o profissional tem que continuar buscando formação para suprir as necessidades de sua atuação, para que possa realizar um trabalho compatível com as necessidades de formação dos seus alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Tenório Brasileiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Atuação profissional | pt_BR |
dc.title | Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de Educação Física nas escolas de Ensino Fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Severino Santino do Nascimento Neto.pdf | Severino Santino do Nascimento Neto | 355.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.