Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/792
Título: Efeitos da reabilitação cardíaca Fase I: uma revisão da literatura
Autor(es): Chagas, Aline Marinho
Palavras-chave: Fisioterapia
Reabilitação cardíaca
Cardiopatia
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: Introdução: O número de pacientes com doenças cardiovasculares aumentou nas últimas décadas e o tratamento intensivo destes pacientes, clínico ou cirúrgico está associado a complicações, principalmente pulmonares, tais como diminuição de volume corrente, hipoxemia e atelectasia. A Reabilitação Cardíaca (RC) fase I é indicada para pacientes hospitalizados e visa aumentar a confiança, diminuir impacto psicológico, evitar complicações, atenuar os malefícios do repouso e promover o retorno mais breve dos pacientes às atividades de vida diária. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da Reabilitação Cardíaca (RC) na fase I e os protocolos utilizados através de uma revisão de literatura. Metodologia: Esta pesquisa foi realizada nos bancos de dados: MEDLINE, Lilacs, Scielo e BIREME com os termos “reabilitação cardíaca fase I” e “cardiac rehabilitation phase I” através do método integrado da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os critérios de inclusão foram: possibilidade de acesso ao texto completo e artigos que apresentassem os termos descritos. Resultados e Discussão: Foram encontrados 487 artigos, dentre estes 30 disponibilizavam textos completos, apenas 4 foram selecionados por preencherem os critérios de inclusão. Os resultados mostram que a RC provoca modificações da variabilidade da frequência cardíaca, melhora a qualidade de vida e impede o pico de lactato nas primeiras 48 horas. Conclusões: Dentre os efeitos observados na fase I da RC, destacam-se o bem estar, o retorno precoce às atividades diárias, modificações da variabilidade da frequência cardíaca e impedimento do pico de lactato nas primeiras 48h. Observou-se que não existe uma padronização dos protocolos de RC, dificultando o melhor entendimento dos benefícios desta terapia, por isto, são necessários novos estudos com amostras maiores e com protocolos melhor delineados.
Descrição: CHAGAS, A. M. Efeitos da reabilitação cardíaca Fase I: uma revisão da literatura. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/792
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Marinho Chagas.pdfAline Marinho Chagas435.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.