Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Clícia Danielle Moura-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:46:54Z-
dc.date.available2015-11-16T12:46:54Z-
dc.date.issued2015-06-17-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7928-
dc.descriptionGuimarães, C. D. M. Ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em geografia: o uso do Google Earth como ferramenta didática em turma do Ensino Médio em escola pública de Campina Grande - PB. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a importância da inserção de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem na atualidade, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante o período de estágio supervisionado,desenvolvido no ano de 2014, em turma do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, localizada no bairro da Prata, Campina Grande, PB. As atividades desenvolvidas buscaram, através da utilização do programa computacional Google Earth, promover o aumento da participação dos educandos durante as aulas da disciplina de Geografia, em particular nos conteúdos de cartografia. O processo metodológico consistiu, apriore, no conhecimento prévio da turma escolhida através da aplicação de questionários que objetivaram a percepção dos alunos em relação à ciência geográfica; em etapa posterior foi elaborado um planejamento tendo como direcionamento primordial a utilização da ferramenta tecnológica em tela durante as aulas de cartografia, e por fim a aplicação de uma atividade de sintentização-fixação do conteúdo abordado tendo em vista alguns acontecimentos que impediram o uso da sala de informática da escola, embora essa exista e funcione normalmente. Ao final das abordagens e discussões foi possível verificar que, apesar do grande interesse e motivação durante as aulas em que este recurso foi disponibilizado, os resultados das atividades não foram tão satisfatórios quanto desejado, fato que sofre interferência de outras vertentes que não o desinteresse pela disciplina, tais como dificuldade de leitura e escrita por exemplo. Assim, foi constatado que trabalhos nessa perspectiva ressaltam a importância de motivar o aluno através de meios diversificados. Ademais, mostra-se que o trabalho educacional tem suas áreas do saber intrinsecamente relacionadas e dependentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Faustino Moura Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectGoogle Earthpt_BR
dc.titleRessignificando o processo de ensino-aprendizagem em geografia: o uso do Google Earth como ferramenta didática em turma do Ensino Médio em escola pública de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clícia Danielle Moura Guimarães.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.