Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7933
Título: Resistência e fé: práticas de benzeção na zona rural de Aroeiras - PB
Autor(es): Silva, Benvinda Josmicleime Gonçalves da
Palavras-chave: Benzeção
Curandeirismo
Cultura Popular
Aroeira - Paraíba
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: A proposta desta monografia é explicar como se deu as permanências e as resistências das práticas de benzeção na zona rural de Aroeiras – PB. Para isso realizamos através da metodologia da História Oral entrevistas com vários rezadores, entre homens e mulheres da região, que praticam a benzação na comunidade referida. A nossa proposta, dentro de uma perspectiva da História Cultural e da Antropologia Cultural, investigou “as práticas e as representações” destes rezadores, segundo os princípios do historiador Roger Chartier (1988), compreendendo assim os valores adaptados pela população local aos vestígios deixados por seus antepassados. Desta forma, elaboramos um relatório das experiências destes rezadores, enfocando em suas resistências e fés. Abordando questões como o ato da benzeção, seu contexto histórico, as variadas formas de práticas orais e o contraponto entre o saber popular e o científico, explanando e situando a região estudada assim como o perfil social dos rezadores a serem entrevistados juntamente com suas contribuições como rezadores para a região.
Descrição: Silva, B. J. G. da. Resistência e fé: práticas de benzeção na zona rural de Aroeiras - PB. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7933
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva.pdf929.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.