Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Maria de Fátima de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-18T12:07:09Z | - |
dc.date.available | 2015-11-18T12:07:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7969 | - |
dc.description | SANTANA, Maria de Fátima de Oliveira. Os desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dificuldade na aprendizagem da leitura é uma prática comum na escola pública. Este trabalho monográfico objetivou discutir as dificuldades de leitura nas séries iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Navarro Filho, em Valentina de Figueiredo – João Pessoa – Paraíba. A metodologia do trabalho teve como fundamento a pesquisa bibliográfica e se constitui em um estudo de caráter exploratório. A amostra foi representada por quatro professoras do Ensino Fundamental e os dados foram coletados através da aplicação de um questionário com sete questões em relação ao objeto de estudo. Com base nos dados analisados em relação à leitura e seu desenvolvimento, são diversos os fatores que contribuem para a dificuldade de aprendizagem na leitura. O estudo está embasado nas pesquisas desenvolvidas por Kleiman (2008), Kato (2001), Sol é (1998), Freire (1989), dentre outros pesquisadores. De acordo com os professores entrevistados, a maioria das crianças não tem interesse por leitura, não tem domínio e, ainda, os pais possuem baixo nível de letramento. Consideramos que a presença dos pais na escola e o incentivo à leitura no ambiente familiar, também, são fatores que contribuem para o desenvolvimento da leitura em crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de leitura | pt_BR |
dc.title | Os desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Fátima de Oliveira Santana.pdf | Maria de Fátima de Oliveira Santana | 643.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.