Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Palácio, Roberto Farias | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T15:17:49Z | - |
dc.date.available | 2016-01-15T15:17:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8183 | - |
dc.description | PALÁCIO, R. F. Realidade aumentada, realidade virtual e o ensino de óptica geométrica: O relato de uma experiência. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso da abordagem de ensino que relaciona a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, ou abordagem CTS pode desempenhar um papel importante no estudo dos conceitos físicos, levando para os estudantes do ensino médio uma alternativa e possibilidade para a interpretação do mundo no qual vivemos. Apresentamos neste trabalho uma descrição de uma proposta alternativa para trabalhar o conteúdo da óptica geométrica no ensino médio por meio da abordagem CTS, a partir dos temas realidade virtual e realidade aumentada, que encontra-se hoje aplicado em diversas situações do cotidiano, além de uma descrição da aplicação dessa proposta de ensino numa escola de ensino médio da rede pública de ensino da Paraíba. A proposta foi construída segundo uma abordagem de ensino problematizadora, em que os alunos participam ativamente durante a aula, enquanto constroem o conhecimento. Os resultados obtidos através da aplicação da proposta nos fazem considerar que ao final da intervenção identificamos um avanço significativo e satisfatório na compreensão do mecanismo de funcionamento desta tecnologia, suas variações quanto ao tipo e forma, e suas variadas aplicações, desde o despertar do interesse pelo conteúdo trabalhado em sala, o desenvolvimento do senso crítico necessário para analisar tecnologias, bem como as implicações provenientes da utilização delas no nosso dia a dia, além da diversão que também faz parte da ação desenvolvida com o tema em estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Alessandro Frederico da Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Física | pt_BR |
dc.subject | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Realidade aumentada, realidade virtual e o ensino de óptica geométrica: O relato de uma experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roberto Farias Palácio.pdf | PDF - Roberto Farias Palácio | 831.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.