Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalácio, Roberto Farias-
dc.date.accessioned2016-01-15T15:17:49Z-
dc.date.available2016-01-15T15:17:49Z-
dc.date.issued2015-06-15-
dc.identifier.otherCDD 530-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8183-
dc.descriptionPALÁCIO, R. F. Realidade aumentada, realidade virtual e o ensino de óptica geométrica: O relato de uma experiência. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO uso da abordagem de ensino que relaciona a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, ou abordagem CTS pode desempenhar um papel importante no estudo dos conceitos físicos, levando para os estudantes do ensino médio uma alternativa e possibilidade para a interpretação do mundo no qual vivemos. Apresentamos neste trabalho uma descrição de uma proposta alternativa para trabalhar o conteúdo da óptica geométrica no ensino médio por meio da abordagem CTS, a partir dos temas realidade virtual e realidade aumentada, que encontra-se hoje aplicado em diversas situações do cotidiano, além de uma descrição da aplicação dessa proposta de ensino numa escola de ensino médio da rede pública de ensino da Paraíba. A proposta foi construída segundo uma abordagem de ensino problematizadora, em que os alunos participam ativamente durante a aula, enquanto constroem o conhecimento. Os resultados obtidos através da aplicação da proposta nos fazem considerar que ao final da intervenção identificamos um avanço significativo e satisfatório na compreensão do mecanismo de funcionamento desta tecnologia, suas variações quanto ao tipo e forma, e suas variadas aplicações, desde o despertar do interesse pelo conteúdo trabalhado em sala, o desenvolvimento do senso crítico necessário para analisar tecnologias, bem como as implicações provenientes da utilização delas no nosso dia a dia, além da diversão que também faz parte da ação desenvolvida com o tema em estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Alessandro Frederico da Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da Físicapt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleRealidade aumentada, realidade virtual e o ensino de óptica geométrica: O relato de uma experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Farias Palácio.pdfPDF - Roberto Farias Palácio831.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.