Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8186
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Eduardo André dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T15:18:17Z | - |
dc.date.available | 2016-01-15T15:18:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 516. 06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8186 | - |
dc.description | SANTOS, E. A. dos. Matemática e tecnologia: Analisando a contribuição do software GeoGebra 3D para o processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho acadêmico tem como temática o uso da tecnologia na matemática, como forma de dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O mesmo se propõe a ressaltar a contribuição do software GeoGebra 3D para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria Espacial numa escola da rede estadual de ensino da cidade de Juarez Távora/PB. É imprescindível afirmar que a implantação da tecnologia trouxe para a sociedade, ao longo dos anos, várias mudanças e facilidades que foram, rápidas e expressivas, sendo aceitas, compreendidas e aprimoradas. Através dela o ser humano ganhou agilidade, conforto e eficiência em áreas como comunicação, atividades domésticas, entretenimento, indústria, negócios, enfim, em vários segmentos da sociedade, inclusive na área educacional, atingindo diretamente o processo de ensino e aprendizagem escolar. Metodologicamente, optamos por desenvolver a presente pesquisa a partir da abordagem qualitativa descritiva e exploratória, a qual permite que o pesquisador realize uma análise aprofundada dos dados. Utilizamos o questionário como instrumento para a coleta de dados. O estudo teve como campo investigativo uma turma do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, do município de Juarez Távora/PB. Participaram como sujeitos da pesquisa, 32 alunos da turma do 2º Ano do Ensino Médio, no turno matutino e um professor de matemática da mesma instituição. Nesse estudo observamos que o software GeoGebra 3D contribuiu de forma bastante significativa na melhoria do ensino da Geometria Espacial, principalmente no que se refere a visualização das propriedades dos sólidos. Esperamos que este trabalho possa estimular novos estudos e provocar inquietações sobre a utilização do software trabalhado e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pedro Lúcio Barboza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra 3D | pt_BR |
dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
dc.title | Matemática e tecnologia: Analisando a contribuição do software GeoGebra 3D para o processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eduardo André dos Santos.pdf | PDF - Eduardo André dos Santos | 2.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.