Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/820
Título: Uso de SIG na seleção de áreas para repovoamento no reservatório de Moxotó
Autor(es): Leal, Albino Luciani Gonçalves
Palavras-chave: Geoprocessamento
Repovoamento
Impacto Ambiental
Data do documento: 8-Fev-2013
Resumo: O barramento de um rio é uma intervenção tão intensa que o seu resultado é a criação de um novo ecossistema, com estrutura, biota e funcionamento particulares. Todas estas modificações afetam os organismos aquáticos, principalmente a ictiofauna, reestruturando a composição da assembléia de peixes pré-existente. A atuação do setor elétrico busca mitigar seus impactos ambientais através de repovoamentos, com o objetivo principal de melhorar o rendimento pesqueiro. Mesmo que adequadamente definida sua concepção, o repovoamento pode fracassar devido a falhas metodológicas. Assim, a escolha de locais inadequados para a soltura dos peixes pode comprometer a eficácia da ação. Como as características do ambiente aquático variam em sua extensão, o geoprocessamento pode ser extremamente útil na avaliação e seleção de locais que apresentem as condições desejadas. Técnicas de geoprocessamento foram aplicadas para selecionar áreas apropriadas ao repovoamento no Reservatório de Moxotó. Planos de informação foram elaborados considerando as características ambientais relativas à profundidade, aos usos e ocupações das margens e a presença de bancos de macrófitas e cultivos em tanques-rede e, a partir de relações topológicas, foram definidas classes de adequabilidade ao repovoamento. Do total de 8.324,7 ha da área de estudo, 2.895 ha foram distribuídos em diferentes classes de adequabilidade ao repovoamento, desde áreas preferenciais (131,8 ha) àquelas a serem evitadas (2.034,1 ha). As técnicas e ferramentas de geoprocessamento aplicadas mostraram-se eficientes na elaboração e manuseio dos planos de informações necessários e em consonância com os descritores estabelecidos. O mapeamento das áreas recomendadas ao repovoamento no Reservatório de Moxotó servirá de base técnica para a realização desta atividade por entidades de pesquisa ou outros órgãos que se utilizem desta prática no manejo da ictiofauna e dos recursos pesqueiros.
Descrição: LEAL, A. L. G. Uso de SIG na seleção de áreas para repovoamento no reservatório de Moxotó. 2011. 47f. Monografia (Especialização em Geoprocessamento). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/820
Aparece nas coleções:I - GPC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albino Luciani Gonçalves Leal 1.pdfAlbino Luciani Gonçalves Leal Parte 12.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Albino Luciani Gonçalves Leal 2.pdfAlbino Luciani Gonçalves Leal Parte 211.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Albino Luciani Gonçalves Leal 3.pdfAlbino Luciani Gonçalves Leal Parte 31.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.