Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Kely de Albuquerque Sousa e-
dc.date.accessioned2013-05-15T12:51:14Z-
dc.date.available2013-05-15T12:51:14Z-
dc.date.issued2013-05-15-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/823-
dc.descriptionSOUZA, A. K. de A. S. e. A arte do origami no ensino e aprendizagem da matemática: construções de poliedros. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando o ensino da Geometria relevante para o aprendizado dos alunos, bem como suas concepções espaciais, desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de analisar os resultados obtidos por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental sobre atividades e construções dos poliedros regulares com o auxilio do Origami. Com isso, essa pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Reitor Edvaldo do Ó, na cidade de Campina Grande, Paraíba, na forma de Oficina de Origami compreendendo dois encontros, nos quais foram construídos os cinco poliedros regulares. A partir das construções, trabalhamos conceitos e definições dessas figuras espaciais. Ressaltamos bom resultado com relação ao uso do Origami para o ensino da Geometria como opção metodológica. Quanto à aprendizagem, notamos grande motivação nos alunos, porém nem todos compreenderam o trabalhado. Apesar da não total compreensão dos elementos componentes dos poliedros, muitos dos alunos antes da Oficina eram capazes de nomear apenas triângulo e quadrado como figuras planas. Após a Oficina já eram capazes de visualizar espacialmente e identificar parcialmente os poliedros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA arte do origami no ensino e aprendizagem da matemática: construções de poliedrospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Kely de Albuquerque Sousa e Souza.pdfPDF - Ana Kely de Albuquerque Sousa e Souza1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.