Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8247
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Toscano, Ianina Gonzales | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T18:23:47Z | - |
dc.date.available | 2016-01-15T18:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8247 | - |
dc.description | TOSCANO, I. G. Implantação do Programa de Gestão Ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crise ambiental tem causado danos a diversas regiões, empresas e sociedade. A educação ambiental é uma das medidas que permitem conscientizar os cidadãos na busca de reduzir os problemas provenientes das questões ambientais. A escola tem o papel de tornar os cidadãos formadores de opinião e decisões com reflexão crítica sobre as práticas. Este estudo tem o objetivo de propor soluções sustentáveis através da implantação da gestão ambiental na Escola de Ensino Médio Severino Cabral, buscando relacionar a educação ambiental à gestão ambiental. Para a elaboração do Programa de Gestão Ambiental Escolar – PGAE – foram aplicados questionários com alunos, professores e funcionários, a fim de avaliar o nível de educação ambiental existente. Foi utilizada a ferramenta PDCA (plan, do, check e act), realizando um diagnóstico dos aspectos fisiográficos e socioeconômicos para a elaboração do plano de ação. Os problemas encontrados foram vazamentos de água, o desperdício energia da rede elétrica, a presença de resíduos de construção e materiais escolares no pátio externo da escola. Foram propostas medidas para redução de desses desperdícios. Atualmente a escola Severino Cabral passa por reformas, onde se observa resultados positivos a partir da implantação de soluções sugeridas pelo programa de implantação da gestão ambiental. Conclui-se que as escolas necessitam de incentivo para valorizar as questões ambientais a fim de se tornar uma organização sustentável. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Neyliane Costa de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Implantação do Programa de Gestão Ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 01 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ianina Gonzales Toscano.pdf | PDF - Ianina Gonzales Toscano | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.