Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Magnum Freire | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-15T12:54:24Z | - |
dc.date.available | 2013-05-15T12:54:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/825 | - |
dc.description | VIEIRA, M. F. A arte do origami no ensino de geometria: um estudo de caso no projovem adolescente. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A ligação com a geometria e o origami é evidente ou explícita. Como o origami é a arte das dobraduras, e mesmo que os vínculos sejam simples, ao dobrarmos a folha e fazermos as devidas observações, verificaremos logo um modelo. Com esse trabalho de conclusão de curso o nosso objetivo foi apresentar dentro do Programa Projovem adolescente do município Remígio uma oficina de origami, que contribuiu para introduzir de forma inovadora elementos fundamentais para o aprendizado da geometria. Pois, a geometria está presente não só na arte do origami como na vida cotidiana das pessoas. A oficina do origami foi executada durante oito meses. Os encontros foram realizados quinzenalmente durante o ano de 2011, totalizando assim 16 encontros, cada um com uma hora-aula de duração, ou seja, uma hora e trinta minutos. De acordo com o nível de dificuldade do uso do origami dividimos a oficina em cinco momentos, sendo o último momento a exposição dos trabalhos pelos estudantes. A abstração que requer o estudo da geometria foi amenizada pela oficina do origami, pois os estudantes superaram as suas dificuldades e despertaram para os conteúdos abordados, como figuras geométricas, ângulos, medidas, escalas etc. Dessa forma, percebemos que a oficina do origami, provocou o interesse pela arte das dobraduras. Acreditamos que a maneira lúdica do uso do origami associado ao ensino da geometria contribui para que o aprendizado se tornasse um momento rico, em que a participação e a criatividade dos estudantes foram essenciais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Núbia do Nascimento Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Origami | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de ensino | pt_BR |
dc.title | A arte do origami no ensino de geometria: um estudo de caso no projovem adolescente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Magnum Freire Vieira.pdf | PDF - Magnum Freire Vieira | 4.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.