Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Macilene Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T18:25:14Z | - |
dc.date.available | 2016-01-15T18:25:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371. 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8260 | - |
dc.description | ARAÚJO, M. P. de. Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo dos últimos anos a educação brasileira tem sofrido vários processos transformativos, decorrente dos avanços tecnológicos, novos objetivos são inseridos a fim de melhorar os processos de ensino-aprendizagem. Porém, o que observamos é um ensino que se esgota nos modelos educacionais fragmentados, dificultando assim o desenvolvimento de habilidades e competências pelos estudantes, o que torna importante o desenvolvimento de pesquisas que possam tecer reflexões sobre a superação deste modelo de ensino fragmentado. Neste cenário, a argumentação se apresenta como uma ferramenta com grande potencial na educação biológica, considerando como uma ferramenta que comporta a multiplicidade de saberes, portanto, essa é forma de discurso que, precisa ser apropriada pelos estudantes. Neste sentido, objetivamos avaliar a evolução conceitual do argumento, a partir de uma sequência didática na perspectiva argumentativa. Para tal, executamos as seguintes etapas: observação de campo; apresentação de textos sobre o aquecimento global; documentários sobre esse fenômeno; realização de dois debates de natureza argumentativa. Os dados foram construídos a partir de observações de campo, da filmagem e gravação dos debates, sendo os mesmo transcritos e analisados usando o método proposicional. Os resultados foram considerados satisfatórios no que diz respeito à evolução conceitual referente a quantidade e qualidade do argumento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Didática argumentativa | pt_BR |
dc.subject | Qualidade do argumento | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
dc.title | Uso da argumentação como ferramenta na educação biológica: o caso do aquecimento global | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Macilene Pereira de Araújo.pdf | PDF - Macilene Pereira de Araújo | 528.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.