Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cordeiro, Jane Cleide de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T18:29:20Z | - |
dc.date.available | 2016-01-15T18:29:20Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 510. 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8287 | - |
dc.description | CORDEIRO, J. C. de A. A percepção dos alunos de licenciatura em Matemática na UEPB de Campina Grande quanto à presença da mulher no curso. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo geral a análise da visão dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, em especial a turma de 2008.1, onde abordaremos através de um questionário a opinião dos mesmos com relação à presença da mulher no decorrer do curso, baseado em “ Ordem do discurso” de Michel Foucault,tendo em vista a ausência quantitativa da mesma neste, conclusão esta, retirada de documentos cuidadosamente examinados do referido curso, sendo um dos objetivos, porem de forma mais especifica, justamente, identificar a quantidade de homens e mulheres que ingressaram nesta mesma turma. Identificamos como as relações de gênero influenciaram a relação da mulher com a História da Matemática, onde primordialmente, fazemos uma revisão literária, analisando aspectos, tradições sociais e fatos históricos que marcaram a presença da mulher na História da Matemática, através de exemplos de algumas destas que se destacaram na área e suas mais brilhantes obras e trajetórias. Ainda neste, como terceiro e último objetivo especifico, Identificamos e refletimos acerca dos mitos acerca da relação da mulher com a Matemática, assim como o reflexo causado no campo profissional, em especial o educacional, mais uma vez exemplificando algumas destas, que exerceram e ainda exercem uma carreira brilhante como arquétipo de batalha ganha. Os resultados mostram que, apesar dos avanços das mulheres as mais diversas áreas do conhecimento, ainda existe uma resistência a mesma, neste campo profissional, gerada pelas práticas sociais persistente ainda nos dias de hoje. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Maria de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gênero feminino | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.subject | Atuação profissional | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.title | A percepção dos alunos de licenciatura em Matemática na UEPB de Campina Grande quanto à presença da mulher no curso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jane Cleide de Almeida Cordeiro.pdf | PDF - Jane Cleide de Almeida Cordeiro | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.