Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCordeiro, Jane Cleide de Almeida-
dc.date.accessioned2016-01-15T18:29:20Z-
dc.date.available2016-01-15T18:29:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.otherCDD 510. 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8287-
dc.descriptionCORDEIRO, J. C. de A. A percepção dos alunos de licenciatura em Matemática na UEPB de Campina Grande quanto à presença da mulher no curso. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo geral a análise da visão dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, em especial a turma de 2008.1, onde abordaremos através de um questionário a opinião dos mesmos com relação à presença da mulher no decorrer do curso, baseado em “ Ordem do discurso” de Michel Foucault,tendo em vista a ausência quantitativa da mesma neste, conclusão esta, retirada de documentos cuidadosamente examinados do referido curso, sendo um dos objetivos, porem de forma mais especifica, justamente, identificar a quantidade de homens e mulheres que ingressaram nesta mesma turma. Identificamos como as relações de gênero influenciaram a relação da mulher com a História da Matemática, onde primordialmente, fazemos uma revisão literária, analisando aspectos, tradições sociais e fatos históricos que marcaram a presença da mulher na História da Matemática, através de exemplos de algumas destas que se destacaram na área e suas mais brilhantes obras e trajetórias. Ainda neste, como terceiro e último objetivo especifico, Identificamos e refletimos acerca dos mitos acerca da relação da mulher com a Matemática, assim como o reflexo causado no campo profissional, em especial o educacional, mais uma vez exemplificando algumas destas, que exerceram e ainda exercem uma carreira brilhante como arquétipo de batalha ganha. Os resultados mostram que, apesar dos avanços das mulheres as mais diversas áreas do conhecimento, ainda existe uma resistência a mesma, neste campo profissional, gerada pelas práticas sociais persistente ainda nos dias de hoje.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGênero femininopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.titleA percepção dos alunos de licenciatura em Matemática na UEPB de Campina Grande quanto à presença da mulher no cursopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jane Cleide de Almeida Cordeiro.pdfPDF - Jane Cleide de Almeida Cordeiro2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.