Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Kleiton Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T18:29:44Z | - |
dc.date.available | 2016-01-15T18:29:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8292 | - |
dc.description | SANTOS, K. O. O software PROTEUS e sua viabilidade no processo de ensino em circuitos elétricos. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos que o ensino de Física, apesar de ter passado por mudanças conceituais e metodológicas, ainda apresenta dificuldades quanto à transmissão do conhecimento por parte dos professores, e a aceitação desses conhecimentos, muitas vezes abstratos, por parte dos alunos. Ensinar não se restringe só ao domínio do conhecimento a ser ensinado, nem tão pouco ao conhecimento dos condicionantes didático-pedagógicos vinculados a esse ato, mas é algo que transpõe o desafio de poder combinar conhecimentos diversos, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. Nossa pesquisa se justifica pelo fato de que muitas escolas não possuem um laboratório adequado para realizar experimentos e quando possuem, faltam os equipamentos, materiais, etc. Notadamente, a literatura tem nos mostrado que o uso de simuladores em sala de aula tem proporcionado uma aprendizagem significativa em assuntos diversos da Física. Assim, o uso do software do tipo PROTEUS (7.8 SP2 UNTITLED – ISIS Professional) é uma ferramenta computacional que poderá servir de apoio pedagógico para os professores e alunos, auxiliando-os na sua formação, ao tempo que auxilia no processo de resolução de problemas ligados às aulas de circuitos elétricos. O objetivo deste trabalho monográfico é elaborar um manual digital de utilização do software PROTEUS, destinado aos professores e alunos em formação, que leve em consideração os conteúdos relacionados a circuitos elétricos. Nossa pesquisa usa uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, com a qual estabelecemos critérios, métodos e técnicas para a elaboração de um manual que servirá de apoio aos professores, no que se refere ao estudo e à exploração conceitual dos elementos que compõem um circuito elétrico simples. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marcos Antonio Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Simulador computacional | pt_BR |
dc.subject | Software PROTEUS | pt_BR |
dc.title | O software PROTEUS e sua viabilidade no processo de ensino em circuitos elétricos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kleiton Oliveira Santos.pdf | PDF - Kleiton Oliveira Santos | 4.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.