Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/830
Título: Um processo de ensino-aprendizagem da matemática utilizando a horta escolar
Autor(es): Machado, Danilo Suelton dos Santos
Palavras-chave: Etnomatemática
Ensino de matemática
Aprendizagem
Horta
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de ensinoaprendizagem da Matemática para alunos do 7º Ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Barbosa Monteiro no Município de Ingá-PB, com o objetivo de incentivar os alunos a participarem com mais interesse e de forma lúdica das aulas de Matemática, dando um significado especial aos conteúdos trabalhados e oferecendo condições satisfatórias para que compreendam e se apropriem destes conteúdos. Para isto, realizamos aulas teórico-práticas utilizando a horta escolar como espaço de ensino-aprendizagem, correlacionando práticas agrícolas com a matemática, no intuito de garantir uma melhor assimilação de conteúdos, como: grandezas, medidas, perímetro, área, proporção, entre outros. Buscamos relacionar a Etnomatemática e a atividade da horta escola com situações vivenciadas pelos alunos, apresentado uma experiência envolvendo conteúdos matemáticos. Apresentamos uma proposta pedagógica buscando fazer uma relação entre esta atividade da horta e alguns conteúdos matemáticos referentes à série que eles estudam. Pudemos constatar um grande interesse da maioria, principalmente dos alunos que já vivenciavam tais atividades e se sentiam motivados a adquirir cada vez mais conhecimento durante as aulas.
Descrição: MACHADO, D. S. dos S. Um processo de ensino-aprendizagem da matemática utilizando a horta escolar. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/830
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Suelton dos Santos Machado.pdfPDF - Danilo Suelton dos Santos Machado1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.