Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCatão, Giselle Araújo-
dc.date.accessioned2016-01-15T18:31:19Z-
dc.date.available2016-01-15T18:31:19Z-
dc.date.issued2014-03-19-
dc.identifier.otherCDD 004-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8300-
dc.descriptionCATÃO, G. A. Uma experiência em ensino de computação para alunos do ensino médio na cidade de Campina Grande – PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a experiência de um estágio supervisionado de ensino de computação realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, e aborda os métodos utilizados em sala de aula no período do estágio. No decorrer do documento, foi relatado sobre a importância do estágio, onde o aluno tem a oportunidade de praticar tudo que foi aprendido em sala de aula e vivenciar em condições normais as mais diversas situações enfrentadas pelo professor no dia a dia. Além disso, foi abordado o estudo sobre várias metodologias de ensino-aprendizagem mais adequadas para o ensino de computação, são elas: a Peer Assessment, que é um processo pelo qual os alunos avaliam e comentam os trabalhos de outros colegas, a fim de melhorar a compreensão dos conteúdos; o Peer Instruction, onde os conteúdos a serem estudados são disponibilizados previamente para os alunos, que tem de responder a um questionário a fim de verificar as principais dificuldades; o flipped classroom, uma metodologia de ensino que torna o aluno mais próativo, fazendo com que o professor tenha mais tempo em sala de aula; e o conectivismo, uma teoria de aprendizagem que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo, ao contrário do que dizem outras teorias. Além disso, foram abordadas as principais dificuldades enfrentadas no estágio, dentre elas: a falta de recursos no laboratório de informática, desinteresse por parte dos alunos em participar das aulas além da resistência dos alunos em aceitar uma nova metodologia de ensino. Também foi relatada a importância do plano de aula, uma ferramenta pedagógica cuja principal finalidade é orientar o professor quanto às suas ações educativas, de uma forma sequencial e progressiva dentro de um cronograma, assim como a forma de planejamento das aulas e os conteúdos abordados em cada uma delas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Edson Holanda Cavalcante Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino de Computaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleUma experiência em ensino de computação para alunos do Ensino Médio na cidade de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giselle Araújo Catão.pdfPDF - Giselle Araújo Catão1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.