Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/831
Título: Medidas-áreas de figuras planas e volume de sólidos: uma experiência metodológica no 9°ano
Autor(es): Tejo, Antônio Carlos Mascarenhas
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Geometria
Aprendizagem
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: O presente trabalho, resultado de nossa experiência como aluno do Curso de Licenciatura em Matemática, teve como objetivo abordar os conteúdos de áreas de figuras planas e volumes de sólidos a partir da análise bibliográfica sobre o assunto, considerando que esse conteúdo é de fundamental importância no cotidiano das pessoas e da aplicação de uma experiência metodológica em sala de aula. O referencial teórico que fundamenta a abordagem e a análise dos conteúdos estudados são traços históricos sobre o ensino de matemática, tendo como foco central o estudo do Sistema de Pesos e Medidas, o Imperial Inglês, o Métrico Decimal e a grande referência, o matemático Arquimedes. Utilizamos no processo de análise 3(três) livros didáticos de matemática, que são trabalhados na 8ª série (9ºano) do ensino fundamental, na Escola Murilo Braga. O conhecimento de figuras planas e espaciais transmitidos através de material concreto, metodologia eficaz, tem importância relevante no aprendizado do aluno envolvendo a parte de Geometria e Aritmética, além de auxiliar em futuras graduações como, por exemplo, a Engenharia civil e a Arquitetura. Além disso, este conhecimento de planos e espaços permite aos alunos no processo de ensino aprendizagem assimilar melhor e obter uma visão mais nítida do ramo da matemática.
Descrição: TEJO, A. C. M. Medidas-áreas de figuras planas e volume de sólidos: uma experiência metodológica no 9°ano. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/831
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Carlos Mascarenhas Tejo.pdfPDF - Antônio Carlos Mascarenhas Tejo2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.