Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/833
Título: A decisão pela institucionalização de familiares idosos: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Fortunato, Lívia Martins de Andrade
Palavras-chave: Enfermagem geriátrica
Institucionalização
Idoso
Asilo
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: Objetivo: Conhecer os fatores que mais influenciam na tomada da decisão de institucionalizar indivíduos idosos. Metodologia: A pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica, do tipo integrativa, baseada em artigos publicados no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram selecionados artigos publicados entre 2000 e 2010, que possibilitavam acesso ao texto completo disponível. Para identificação dos artigos foram utilizados os seguintes descritores e suas combinações na língua portuguesa: “idosos”, “institucionalização”, “asilo”, “família”. Foram localizados 13 artigos que atendiam os critérios estabelecidos, porém 8 destes se repetiam na base de dados da BVS. Como resultado final foram selecionados 5 artigos. Resultados: Dentre os fatores relevantes para a decisão pela institucionalização do idoso, foram observados que as dificuldades financeiras, a dependência física do idoso diante da ausência de um cuidador na residência, bem como o comprometimento da saúde do possível cuidador, além da existência de conflitos familiares e o próprio desejo do idoso de viver em uma instituição asilar foram as causas mais acentuadas nas pesquisas, que se tornaram decisivas no processo de asilamento. Ainda durante a análise, foram elencados pontos positivos e negativos do processo, tais como: normas e rotinas presentes nas instituições, predisposição à segregação e ao abandono, e o isolamento social; e interação com outros idosos, resgate da autoestima e melhor assistência prestada aos mesmos. Conclusão: Através dessa pesquisa foi possível notar a falta de interesse no assunto em estudo, diante da escassez de artigos publicados. Contudo, acreditamos na importância de uma reflexão sobre as condições e situações que acarretam na dependência do idoso, atender as suas necessidades, além de debater o impacto causado pelo processo de institucionalização na vida destes, e principalmente encontrar uma solução mais viável e adequada para garantir a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos, em especial com a presença de uma rede assistencial formada por profissionais da atenção básica da saúde, que podem ajudar às famílias no processo da tomada de decisão pela institucionalização do idoso.
Descrição: FORTUNATO, L. M. de A. A decisão pela institucionalização de familiares idosos: uma revisão integrativa da literatura. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/833
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Martins de Andrade Fortunato.pdfLívia Martins de Andrade Fortunato241.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.