Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/834
Título: Correlação entre banco de dados de focos de calor detectados por satélites do INPE e desligamento de linhas de transmissão de energia da Chesf
Autor(es): Duarte, Brígida
Palavras-chave: Energia elétrica
Transmissão de energia
Áreas queimadas
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: Entre os fatores que podem desligar uma Linha de Transmissão Aérea de Energia Elétrica está a queimada da vegetação. O Instituto de Pesquisas Espaciais monitora os focos de calor no Brasil desde 1987. Para a implantação de um Plano de Controle de Queimadas no Sistema de Transmissão da Chesf, um dos insumos é esse banco de dados de focos de calor fornecido pelo INPE. O objetivo desta monografia é verificar como essas informações poderão ser melhor utilizadas pela empresa, de forma a gerar conhecimento útil. Para isso, foi realizado um estudo com uso de ferramentas de análise espacial, envolvendo os dados de desligamentos de Linhas de Transmissão entre janeiro de 2007 e agosto de 2011, e sua correlação com os dados de detecção de focos de calor fornecido pelo INPE. Dos 450 eventos de desligamento de LT, 80 coincidiram, dentro do ‘buffer’ da margem de erro de um quilômetro e no mesmo dia de, pelo menos, um foco de calor detectado pelos satélites. Os satélites Aqua e Terra foram responsáveis pela maior parte dessas detecções. O satélite NOAA foi responsável pelas detecções de focos de calor coincidentes com desligamentos de LT no MA. Os satélites GOES e METEOSAT foram responsáveis por duas e uma ocorrência, respectivamente. Nenhuma coincidência de dados foi verificada nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Descrição: DUARTE, B. Correlação entre banco de dados de focos de calor detectados por satélites do INPE e desligamento de linhas de transmissão de energia da Chesf. 2011. 39f. Monografia (Especialização em Geoprocessamento). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/834
Aparece nas coleções:I - GPC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brígida Duarte.pdfBrígida Duarte16.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.