Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Jayne de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-25T18:16:51Z | - |
dc.date.available | 2016-01-25T18:16:51Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-14 | - |
dc.identifier.other | 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8363 | - |
dc.description | VIEIRA, J. de A. Educação inclusiva: condições objetivas e subjetivas do aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na rede pública estadual de Campina Grande-PB. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho insere discussões de pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo analisar algumas considerações sobre o projeto da cota PIBIC – 2012/2013 intitulado: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Condições objetivas e subjetivas do aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na rede pública estadual de Campina Grande - PB. A educação inclusiva, iluminada por novos referenciais teóricos, está fundamentada na concepção de direitos humanos e de cidadania, visualizando os valores da igualdade e da diferença como algo inseparável. O novo paradigma educacional sugere uma nova escola, aberta para todos os alunos, inclusive para os que possuem necessidades educacionais especiais (NEE). O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as condições de inclusão de alunos, crianças e adolescentes, com NEE nas salas de ensino regular em escolas da rede estadual da cidade de Campina Grande – PB, para contribuir com as discussões e avanços sobre o tema. Nossa proposta metodológica nesta investigação foi trabalhar com fontes orais, tendo como técnica a entrevista semi-estruturada, por partir de um roteiro básico e não padronizado. Diante deste pressuposto de análise apresentaremos os resultados. Desta forma, os resultados obtidos apontaram que as escolas pesquisadas possuem avanços com relação à inclusão por possuírem salas de Atendimento Educacional Especializado, porém, com muitas fragilidades, porque muitas vezes os professores da sala regular de ensino não têm acesso aos materiais necessários para a formação destes alunos, visto que eles também não sentem-se preparados para lecionar e trabalhar da forma adequada. Não só os professores, mas a escola como um todo detecta inúmeros desafios no seu cotidiano. Várias observações e questionamentos foram feitos para indicar a falta de acessibilidade, a condição da formação dos profissionais, os impasses entre as salas de Atendimento Educacional Especial (AEE) e as salas regulares. Porém, mesmo diante de todas as barreiras encontradas as escolas ainda buscam lidar com as diferenças e construir uma educação melhor para seus alunos, tecendo estratégias que visem diminuir o impacto das dificuldades existentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Aparecida Barbosa Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.subject | Classes regulares | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: condições objetivas e subjetivas do aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na rede pública estadual de Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jayne de Andrade Vieira.pdf | 834.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.