Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/837
Título: Evasão escolar e fracasso da escola pública: um estudo de caso
Autor(es): Nascimento, Marcos dos Santos
Palavras-chave: Evasão escolar
Fracasso escolar
Prática de ensino
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo verificar as causas da evasão e fracasso escolar em algumas escolas Públicas de Campina Grande (Escola Municipal Stellita Cruz, Escola Estadual Humberto Lucena, Escola Estadual Raul Córdola e Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira). Foi realizado um trabalho de pesquisa envolvendo a comunidade de cada escola (Alunos, Professores e Pais de alunos). Os dados levantados permitem identificar pontos cruciais em relação a dificuldades para solucionar o problema da evasão nas referidas escolas. As principais causas de evasão escolar, nas escolas citadas, são: a falta de participação da família na vida escolar dos filhos, melhor remuneração dos profissionais de educação, projetos que possam incentivar o estudo e desenvolver a qualidade do ensino e profissionais melhor qualificados. Comparando resultados obtidos a nível estadual e nacional, verifica-se que a evasão e o fracasso escolar nas escolas brasileira existem há décadas. Os índices de evasão verificados nas escolas pesquisadas, no ano de 2010, foram 3,9% na Stellita Cruz, 3,1% na Humberto Lucena, 5,56% na Raul Córdola e 20% na Ademar Veloso, enquanto que os índices estadual e nacional foram 11,9% e 4,7%, respectivamente.
Descrição: NASCIMENTO, M. dos S. Evasão escolar e fracasso da escola pública: um estudo de caso. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/837
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos dos Santos Nascimento.pdfPDF - Marcos dos Santos Nascimento1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.