Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/840
Título: A presença dos conteúdos lutas nas propostas curriculares dos Cursos de Educação Física do Estado da Paraíba
Autor(es): Silva, Roseane Barros da
Palavras-chave: Educação Física
Formação Profissional
Currículo
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: Para tratarmos de formação profissional em Educação Física recorremos à discussão sobre os conteúdos da área, que estão baseadas nos PCNs (1997; 2010) e no Coletivo de Autores (1992), sendo estes os mais expressivos: os esportes, os jogos, as lutas, as ginásticas, as atividades rítmicas e expressivas e o conhecimento do corpo. Estes conteúdos que devem ser tratados na Educação Superior são manifestações expressivas e culturais de extrema relevância para a formação do ser humano. No entanto, pouco desses conteúdos são tratados com ênfase na graduação, a exemplo dos conteúdos voltados para Lutas que na maioria dos cursos são representados por uma ou duas modalidades especificas, a exemplo do Judô, Karatê e a Capoeira. Frente a esse debate, a pesquisa apresentou como objetivo: analisar como está sendo tratado o conteúdo Lutas nas Propostas Curriculares dos Cursos de Graduação em Educação Física das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba. A pesquisa documental, de abordagem quali-quantitativa, recorreu as Propostas e Matrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Educação Física no estado da Paraíba, sendo 07 cursos em 05 IES no estado: UEPB, UFPB, UNIPÊ, FMN/JP e FIP e 01 curso a distancia da UnB. A partir da leitura, análise e discussão destas propostas e matrizes curriculares, identificamos que os termos que evidenciam os conteúdos voltados para Lutas estão fortemente retratados no componente curricular – Judô, na UEPB, UFPB, FIP e UNIPÊ. No entanto há em dois cursos um componente que trata do conteúdo Lutas de forma ampliada. Este estudo indica a necessidade de repensar a inserção do ensino de Lutas, através de componentes curriculares que tratem das possibilidades culturais apresentadas por este tema. Assim como, as Instituições de Ensino Superior (IES) poderiam selecionar conteúdos para serem aprofundados no formato de eletivas ou disciplinas de aprofundamento. Nossa pesquisa indica estas possibilidades, visto que essas questões ainda devem ser ampliadas, repensadas e tratadas nas rediscussões curriculares dos cursos, pois essa é uma questão de base para uma ampla formação e se dela saímos com conhecimento para ensinar em diferentes espaços sociais devemos garanti-los para uma qualificação de nossa atuação profissional.
Descrição: SILVA, R. B da. A presença dos conteúdos lutas nas propostas curriculares dos Cursos de Educação Física do Estado da Paraíba. 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/840
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roseane Barros da Silva.pdfRoseane Barros da Silva481.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.