Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Pablo Camilo de-
dc.date.accessioned2016-01-28T14:54:54Z-
dc.date.available2016-01-28T14:54:54Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.otherCDD 372. 86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8402-
dc.descriptionARAÚJO, P. C. de. Uma análise crítica sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica e a contribuição do PIBID. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA prática pedagógica da Educação Física no meio escolar tem sido transmitida de forma muito difusa, porém, este é um fator que deve ser analisado com maior ênfase, principalmente quando os professores utilizam de metodologias puramente diretivas, não possibilitando a construção do conhecimento pelos alunos. Inicia aqui a importância da intervenção do PIBID abrindo esta possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este trabalho tem o objetivo de analisar e discutir a prática pedagógica, vivenciada por um bolsista do PIBID, na educação básica e a contribuição do PIBID/Educação Física, para uma turma da 1ª Série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral durante o ano de 2014. Para isto foram apresentadas recordações das vivências na Educação Básica, contrapondo a análise de 08 planos de aula elaborados pela equipe que compunha o PIBID/Educação Física. Procurando trazer em cada aula métodos que a tornassem atrativas e dinâmicas, priorizando os conteúdos que a Educação Física se aporta, conseguimos ajudar os alunos a reverem seus conceitos no trato do conhecimento da Educação Física, possibilitando aos alunos a leitura crítica da realidade e a importância de tê-la como componente curricular da Educação Básica. Com isso, pode-se concluir que mesmo tendo um início puramente influenciado pelo método militarista no início do século XX, a Educação Física conseguiu ir assumindo outra identidade e ao longo das décadas foi se transformando e renovando suas metodologias de ensino na Escola. As abordagens críticas vieram para engrandecer o campo de conhecimento que ela trabalha e desconstruir o pensamento limitado e diretivo que era transmitido até então.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleUma análise crítica sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica e a contribuição do PIBIDpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Camilo de Araújo.pdfPDF - Pablo Camilo de Araújo1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.