Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Pablo Camilo de | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-28T14:54:54Z | - |
dc.date.available | 2016-01-28T14:54:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8402 | - |
dc.description | ARAÚJO, P. C. de. Uma análise crítica sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica e a contribuição do PIBID. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática pedagógica da Educação Física no meio escolar tem sido transmitida de forma muito difusa, porém, este é um fator que deve ser analisado com maior ênfase, principalmente quando os professores utilizam de metodologias puramente diretivas, não possibilitando a construção do conhecimento pelos alunos. Inicia aqui a importância da intervenção do PIBID abrindo esta possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este trabalho tem o objetivo de analisar e discutir a prática pedagógica, vivenciada por um bolsista do PIBID, na educação básica e a contribuição do PIBID/Educação Física, para uma turma da 1ª Série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral durante o ano de 2014. Para isto foram apresentadas recordações das vivências na Educação Básica, contrapondo a análise de 08 planos de aula elaborados pela equipe que compunha o PIBID/Educação Física. Procurando trazer em cada aula métodos que a tornassem atrativas e dinâmicas, priorizando os conteúdos que a Educação Física se aporta, conseguimos ajudar os alunos a reverem seus conceitos no trato do conhecimento da Educação Física, possibilitando aos alunos a leitura crítica da realidade e a importância de tê-la como componente curricular da Educação Básica. Com isso, pode-se concluir que mesmo tendo um início puramente influenciado pelo método militarista no início do século XX, a Educação Física conseguiu ir assumindo outra identidade e ao longo das décadas foi se transformando e renovando suas metodologias de ensino na Escola. As abordagens críticas vieram para engrandecer o campo de conhecimento que ela trabalha e desconstruir o pensamento limitado e diretivo que era transmitido até então. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Uma análise crítica sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica e a contribuição do PIBID | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Pablo Camilo de Araújo.pdf | PDF - Pablo Camilo de Araújo | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.