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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Duarte, Lenilda Pessoa de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-28T14:58:25Z | - |
dc.date.available | 2016-01-28T14:58:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8403 | - |
dc.description | DUARTE, L. P. de A. O processo de avaliação a partir de intervenções do PIBID Educação Física. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de discutir o processo de avaliação a partir da vivência de bolsistas do PIBIB/Educação Física, considerando a abordagem Crítico-Superadora e o desenvolvimento dos temas da Cultura Corporal.Considera-se que o processo ensino aprendizagem da Educação Física envolve aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes, levando-se em conta as condutas sociais dos alunos nas suas mais diversas manifestações.Para que haja uma inovação na formação dos professores,no processo ensino aprendizagem o Coletivo de Autores destaca que durante a aula, os alunos devem participar criticamente da reiterpretação dos valores e procedimentos que sustentam a avaliação. É necessário que se observe o desenvolvimento em sala de aula, opniões pessoais, críticas, tempo de aprendizagem, produção de atividades, considerando que a avaliação tem seus momentos formais e informais, onde o professor abre o espaço para um esforço coletivo na ampliação da sistematização do conhecimento. É função da Educação Física escolar, também garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção de um estilo pessoal de praticá-las, e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente.A vivência do licenciando com o cotidiano escolar, traz resultados positivos pelo método da práxis inerente do PIBID a partir de sua proposições, com ações direcionadas à qualidade do ensino por meio dos conteúdos da cultura corporal e da abordagem crítico superadora. O licenciando que ingressa no programa tem uma excelente oportunidade de estar atuando no campo de trabalho docente ainda como graduando, proporcionando uma rica experiência na docência e fortalecendo a decisão em sua área de atuação na Educação Física.Todos os conteúdos e atividades desenvolvidas durante a atuação do PIBID na E. E. E. F. M. Raul Córdula tiveram resultados positivos e a possibilidade de que o caminho para a educação está na inovação do ensino, onde os alunos são coparticipantes e de fundamental importância em todo o processo de ensino aprendizagem e consequentemente no processo de avaliação. Desta forma, ficou claro que a intervenção realizada na Escola possibilitou uma nova visão desse processo, as aulas ministradas e atividades desenvolvidas mostraram que é possível transformar o cotidiano das aulas e perceber o aumento do interesse, participação, interação e assiduidade, abrindo espaço para o diálogo, a troca de ideias e conhecimentos, permitindo assim uma maior criticidade por parte desses alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | O processo de avaliação a partir de intervenções do PIBID Educação Física | pt_BR |
dc.type | Technical Report | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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