Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/846
Título: Avaliação da gravidade e da mortalidade de pacientes atendidos na unidade de terapia intensiva adulto do Hospital Universitário Alcides Carneiro segundo o Escore SOFA
Autor(es): Pontes, Sheyenne Porfírio Bezerra
Palavras-chave: Mortalidade
Gravidade
Falência orgânica
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: A Unidade de terapia intensiva (UTI) tem sido associada à gravidade e à mortalidade. A gravidade de um paciente pode ser dimensionada por índices de gravidade como o Sequential Organ Dysfunction Assessment (SOFA) que quantifica a falência orgânica, estando relacionado à mortalidade. O presente artigo buscou avaliar a gravidade e a mortalidade de pacientes atendidos na UTI adulto do HUAC segundo o escore SOFA, caracterizando-se como estudo observacional, transversal, prospectivo e quantitativo, e amostra não probabilística. Foram coletados dados demográficos, clínicos e características orgânicas, baseando-se no escore SOFA. A análise estatística descritiva e inferencial foi realizada com o programa estatístico SPSS versão 19.0, utilizando-se os testes: Qui-quadrado (ϰ2), “t” de Student e teste t, considerado-se significância α= 0,05. A amostra constou de 41 pacientes, sendo 51,2% do sexo feminino, 56,2% com idade > 60 anos, 56,1% com diagnóstico de insuficiência e/ou infecção respiratória. A proporção de óbito foi de 22%, a média inicial do escore SOFA foi de 6,41 e a final de 6,22, sendo verificada diferença estatisticamente significativa (p=0,013) entre os grupos de sobreviventes e não sobreviventes. A disfunção respiratória foi a mais prevalente (82,9%) e 39% dos indivíduos apresentaram disfunção múltipla de dois sistemas, não sendo observada associação entre a falência orgânica e o óbito. Concluiu-se que as variáveis demográficas e clínicas não apresentaram influência sobre a mortalidade, houve diferença estatística entre o escore SOFA de sobreviventes e não sobreviventes, demonstrando associação da gravidade com a mortalidade, não houve influência estatisticamente significativa da falência orgânica específica na mortalidade.
Descrição: PONTES, S. P. B. Avaliação da gravidade e da mortalidade de pacientes atendidos na unidade de terapia intensiva adulto do Hospital Universitário Alcides Carneiro segundo o Escore SOFA. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/846
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheyenne Porfírio Bezerra de Pontes.pdfSheyenne Porfírio Bezerra de Pontes488.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.