Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/847
Título: A fisioterapia na Universidade Estadual da Paraíba: uma trajetória histórica
Autor(es): Oliveira, Renan Alex Fernandes de
Palavras-chave: Fisioterapia
História
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental sobre aspectos históricos do curso fisioterapia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A proposta teve como objetivos conhecer como e quando se deu a criação do curso de fisioterapia da UEPB, além de analisar os fatores que contribuíram para a abertura desta graduação e contribuir com o estudo da história da fisioterapia na formação acadêmica. A pesquisa teve início em fontes primárias (documentos da UEPB e entrevistas com professores) e após a coleta destes dados foram visitadas fontes secundárias a exemplo de artigos, livros, trabalhos realizados em pósgraduações, com a finalidade de se contextualizar a temática em estudo e elaborar o texto final da pesquisa. De acordo com as fontes pesquisadas, na Paraíba o curso de fisioterapia da UEPB foi a primeira graduação criada na Paraíba na então Universidade Regional do Nordeste, em 1978. Observaram-se nos documentos que foram muitos os fatores contribuintes para a sua abertura, dentre eles: a necessidade do profissional na região, a disponibilidade da universidade em oferecer o curso, a demanda de estudantes procurando a área de saúde e a pouca oferta no Nordeste, já que na época só existiam dois cursos em funcionamento, um em Pernambuco na Universidade Federal de Pernambuco e outro no Ceará na Universidade de Fortaleza. Diante dos dados encontrados no decorrer da coleta, ficou verificado que o curso de fisioterapia na UEPB foi criado para suprir as necessidades da população no que se refere aos cuidados fisioterapêuticos específicos, fato que ficou mais eminente devido à ausência de formação na Paraíba e escassez na região Nordeste. Conforme as fontes pesquisadas também se observou que o curso vem sofrendo mudanças em vários aspectos incluindo as transformações curriculares.
Descrição: OLIVEIRA, R. A. F. de. A fisioterapia na Universidade Estadual da Paraíba: uma trajetória histórica. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/847
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Alex Fernandes de Oliveira.pdfRenan Alex Fernandes de Oliveira504.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.