Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/851
Título: Concepção dos alunos que ingressam no curso de Fisioterapia da UEPB quanto à profissão
Autor(es): Bezerra, Karla Gomes
Palavras-chave: Concepção
Acadêmicos
Fisioterapia
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: Muitos discentes ao ingressarem na graduação em Fisioterapia, desconhecem a profissão e se sentem inseguros quanto ao seu futuro profissional. Percebe-se, com frequência, a indefinição dos jovens em relação à escolha feita. O presente artigo teve como objetivo investigar a concepção dos alunos que ingressaram no curso de Fisioterapia da UEPB quanto à profissão. Tratou-se de uma pesquisa de caráter transversal, descritiva com abordagem quantiqualitativa, com uma amostra de 28 discentes pertencentes ao primeiro período do referido curso do ano de 2012. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado pela autora, que constou de 15 questões, sendo 07 objetivas e 08 subjetivas. Os dados quantitativos foram organizados em planilha Excel e apresentados em freqüência simples; quanto aos qualitativos foram apreciados com base nas respostas descritivas obtidas. Observamos nos resultados que antes de ingressar no curso de graduação, um percentual significativo dos estudantes entrevistados não tinha conhecimento que a fisioterapia vai além do caráter reabilitador. No geral, os participantes tiveram dificuldades de elaborar um conceito fundamentado da profissão, entretanto boa parte da amostra enfatizou sua atuação nos níveis de atenção primário, secundário e terciário. No que se refere à visão atual do profissional fisioterapeuta, a maioria dos entrevistados citou como características o amor ao próximo, carinho, respeito e responsabilidade. É interessante que haja a continuidade e o aprofundamento deste estudo com um número maior de acadêmicos e de períodos diferentes para uma maior significância da pesquisa.
Descrição: BEZERRA, K. G. Concepção dos alunos que ingressam no curso de Fisioterapia da UEPB quanto à profissão. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/851
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Gomes Bezerra.pdfKarla Gomes Bezerra578.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.