Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/853
Título: Fisioterapia na força muscular respiratória e no pico de fluxo expiratório em asmáticos: uma revisão sistemática
Autor(es): Bezerra, Diego Lopes
Palavras-chave: Fisioterapia
Força Muscular Respiratória
Pico de Fluxo Expiratório
Asma
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Introdução: A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade brônquica das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo. Na asma, há a hiperinsuflação pulmonar, que modifica a mecânica dos músculos respiratórios, deixando-os em desvantagem mecânica. A fisioterapia respiratória objetiva tanto a eliminação das secreções brônquicas quanto à facilitação respiratória por meio de manobras e padrões ventilatórios que favoreçam a mecânica diafragmática. Objetivo: verificar a influência da fisioterapia sobre a força muscular respiratória e o pico de fluxo expiratório em asmáticos. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed e Scielo, com os descritores asthma, physiotherapy, physical therapy, rehabilitation, "respiratory muscle strength", "peak flow", asma, fisioterapia, reabilitação, “força muscular respiratória” e “pico de fluxo”. Resultados e Discussão: Foram encontrados 55 artigos diferentes, após seleção de filtros, sendo que apenas 6 estavam de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Como intervenção, foi encontrado: educação do paciente, inaloterapia, exercícios respiratórios, treino muscular inspiratório, alongamento de músculos da parede torácica, exercícios de fortalecimento de músculos abdominais e diafragma, relaxamento e exercícios respiratórios lúdicos. Considerações Finais: Esta revisão abordou estudos que mostraram que a fisioterapia possui influência positiva na força muscular respiratória e no pico de fluxo expiratório em pacientes asmáticos, sejam crianças, adultos ou idosos.
Descrição: BEZERRA, D. L. Fisioterapia na força muscular respiratória e no pico de fluxo expiratório em asmáticos: uma revisão sistemática. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/853
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Lopes Bezerra.pdfDiego Lopes Bezerra1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.