Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/854
Título: Avaliação do equilíbrio de idosos inseridos em grupos de convivência no município de Campina Grande – PB
Autor(es): Pereira, Dayanna da Silva
Palavras-chave: Idoso
Equilíbrio postural
Centros de Convivência e Lazer
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: As alterações do equilíbrio na população idosa são problemas relativamente comuns que levam a importantes limitações na realização das atividades da vida diária sendo a principal causa de queda nestes indivíduos. A realização deste estudo visou avaliar o equilíbrio dos idosos, inseridos em grupos de convivência do município de Campina Grande/PB. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado com 41 idosos inseridos em cinco grupos de convivência cadastrados na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) deste município. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário de identificação geral, o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e o Teste de Apoio Unipodal (TAU). Foi verificado que os idosos deste grupo são na maioria do sexo feminino (92,7%) e 41,5% encontra-se no grupo etário de 60 a 69. O MEEM apontou que a maioria tem cognição preservada (63,4%); 53,8% dos idosos apontaram episódios de quedas. Observou-se pela EEB que 68,3% dos idosos apresentaram de baixo a moderado risco de cair. Sob a avaliação pelo TAU, 73,2% dos idosos apresentaram alterações ou não conseguiram realizar o teste com uso da informação visual. Conclui-se que estes idosos tem baixo a moderado risco de cair, passando a alto risco a partir dos oitenta anos, além de déficits no equilíbrio em todas as faixas etárias que pode estar associado à ausência de atividades físicas.
Descrição: PEREIRA, D. da S. Avaliação do equilíbrio de idosos inseridos em grupos de convivência no município de Campina Grande – PB. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/854
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayanna da Silva Pereira.pdfDayanna da Silva Pereira451.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.