Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Clemilda Barreto de | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-01T14:18:35Z | - |
dc.date.available | 2016-02-01T14:18:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8545 | - |
dc.description | SOUSA, Clemilda Barreto de. Profissão docente e desafios na sociedade contemporânea: estudo de caso na rede estadual de ensino do Estado da Paraíba. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A profissão docente representa um forte instrumento para o desenvolvimento do nível educacional de uma nação, bem como para a construção do cidadão, representa a base para o desenvolvimento desta mesma nação, no entanto na educação básica brasileira, falta o reconhecimento da sociedade para com estes profissionais, falta valorização por parte de políticas publicas, das próprias organizações educacionais quanto a importância do professor, o que acaba gerando um total desencanto pela profissão, que se deve além destes fatores, a baixa remuneração, ainda dentro deste contexto existe, o da sala de aula, pois os mesmos ainda tem que lidar com alunos indisciplinados, salas numerosas, muito barulho, exaustivas cargas horárias, ausência da família e do estado, estando totalmente desamparado e ainda tem que estarem atualizados, o que acaba desenvolvendo o estresse em muitos destes profissionais, que é mais um dilema que os mesmos vem passando, devido a todo este histórico de abandono vivenciado por estes profissionais. Para tanto cabe uma reflexão, de que o professor cabe lidar com a incerteza de permanente mudança a procura de realização pessoal. Diante deste cenário de incertezas e insatisfações, se fez presente identificar os principais desafios enfrentados pelos profissionais da educação no exercício da docência, bem como listar as principais inquietações dos mesmos durante o desempenho de sua pratica pedagógica, associado a uma avaliação quanto ao nível de realização pessoal com a profissão, pautado ainda em uma breve Identificação em torno das dificuldades enfrentadas por estes professores quanto ao exercício da docência no contexto atual, bem como identificar os elementos que contribuem para desencadear o estresse no exercício docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Célia Regina Diniz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desafios da docência | pt_BR |
dc.subject | Estresse na docência | pt_BR |
dc.subject | Realização profissional | pt_BR |
dc.title | Profissão docente e desafios na sociedade contemporânea: estudo de caso na rede estadual de ensino do Estado da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - CLEMILDA BARRETO DE SOUSA.pdf | 637.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.