Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSanto, José Borges dos-
dc.date.accessioned2016-02-01T14:24:12Z-
dc.date.available2016-02-01T14:24:12Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.358-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8549-
dc.descriptionSANTOS, José Borges dos. A robótica como ferramenta no ensino de Física. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA utilização da robótica como instrumento de ensino permite aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. Tendo como alvo observar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos de Física introduzidos nesta série, a partir de atividades experimentais e teóricas, baseadas em desafios e apoiadas em um ambiente de Robótica Educacional. Acredita-se que um Ambiente onde o aprendiz possa expressar suas ideias construindo e testando protótipos vai proporcionar tanto para os professores como para os aprendizes, um espaço mais interativo e envolvente que facilitará o ensino/aprendizagem desta disciplina. Esta proposta surgiu devido ao grande número de alunos com dificuldade no entendimento dos conceitos de física introduzidos na 8ª série do ensino fundamental. Em entrevista realizada com professores de física constata-se que há um grande desinteresse dos alunos por esta disciplina. Segundo eles, talvez por ser ensinada de uma forma muito abstrata, o aprendiz tem certa dificuldade em compreender esses conceitos. Acredita-se que um Ambiente onde o aprendiz possa expressar suas ideias construindo e testando protótipos vai proporcionar tanto para os professores como para os aprendizes, um espaço mais interativo e envolvente que facilitará o ensino/aprendizagem de Física. Entende-se por Robótica Educacional um ambiente onde o aprendiz tenha acesso a computadores, componentes eletromecânicos (motores, engrenagens, sensores, rodas, etc), eletrônicos (Interface de Hardware) e um ambiente de programação para que os componentes acima possam funcionar, como acionar os motores fazendo-os girar no sentido horário ou anti-horário, fazer o reconhecimento do estado dos sensores para que alguma ação seja executada. Pretende-se, com este trabalho, oferecer um ambiente de ensino-aprendizagem estimulante e auto motivador com informações teóricas e práticas que favoreça o desenvolvimento de atividades compartilhadas entre alunos e professores, criando um ambiente agradável de aprendizagem. Mais especificamente, pretende-se observar a contribuição deste ambiente no entendimento dos conceitos de Física no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marianne Sousa Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleA robótica como ferramenta no ensino de Físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ BORGES DOS SANTOS.pdf525.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.