Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/855
Título: Qualidade de vida e a prevalência de sintomatologia dolorosa musculoesquelética em analistas de sistemas da informação antes e após um programa de intervenção de cinesioterapia laboral
Autor(es): Epaminondas, Bruna Suellen Araujo Diniz
Palavras-chave: Qualidade de vida
Dores musculoesqueléticas
Cinesioterapia laboral
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: A qualidade de vida abrange o meio físico, psicológico, social e ambiental dos indivíduos. O uso contínuo e ininterrupto do computador no ambiente de trabalho interfere nessa qualidade e pode provocar disfunções musculoesqueléticas. Para modificar a rotina do trabalhador e preparar o corpo como um todo para as ações a serem desenvolvidas no ambiente de trabalho pode ser realizada a cinesioterapia laboral, que abrange exercícios respiratórios, alongamentos, exercícios posturais e de equilíbrio. A pesquisa que resultou no presente artigo buscou avaliar a qualidade de vida e a prevalência de sintomatologia dolorosa musculoesquelética em Analistas de Sistemas da Informação antes e após um programa de intervenção de cinesioterapia laboral. Tratou-se de uma pesquisa do tipo quase-experimental, descritiva, longitudinal, de abordagem quantitativa realizada numa empresa privada que provê serviços de Tecnologia da Informação, localizada em Campina Grande/PB, com uma amostra composta por 13 indivíduos. Para a coleta dos dados foram utilizados o WHOQOL-Bref, o questionário Nórdico e o questionário sóciodemográfico. Os dados foram analisados estatisticamente de forma descritiva simples, com apresentação de médias e porcentagens. Os resultados demonstraram que nos últimos doze meses 61,54% dos trabalhadores referiram dor na região do pescoço e joelhos; 23,08% deixaram de realizar alguma atividade pela presença da dor na região dos joelhos; 30,77% referiram dor nos últimos sete dias na região dos joelhos antes da intervenção, após a intervenção 38,46% referiram dor nos últimos sete dias na região dos punhos e/ou mãos. Quanto à avaliação da qualidade de vida, após intervenção, observouse que tanto a dimensão física como a psicológica, social e ambiental apresentaram algum tipo de melhoria na sua avaliação quanto à satisfação. Concluiu-se que a cinesioterapia laboral é importante na prevenção e/ou redução dos sintomas dolorosos musculoesqueléticos, além da sua influência positiva na melhora da qualidade de vida.
Descrição: EPAMINONDAS, B. S. A. D. Qualidade de vida e a prevalência de sintomatologia dolorosa musculoesquelética em analistas de sistemas da informação antes e após um programa de intervenção de cinesioterapia laboral. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/855
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Suellen Araújo Diniz Epaminondas.pdfBruna Suellen Araújo Diniz Epaminondas511.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.