Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/857
Título: Satisfação dos idosos na relação fisioterapeuta-paciente
Autor(es): Amaral, Elvira Kelly Guedes
Palavras-chave: Satisfação
Prazer
Idoso
Tratamento fisioterapêutico
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Satisfação é uma avaliação positiva do usuário, estabelecida através das expectativas do mesmo. Para haver uma relação satisfatória entre fisioterapeuta e paciente idoso é necessário um atendimento mais humanístico, ouvir o paciente e compreendê-lo em sua totalidade, resultando numa maior satisfação diante do tratamento. O presente artigo teve como objetivo investigar a satisfação na relação fisioterapeuta-paciente idoso atendido na CEF/UEPB. Tratou-se de uma pesquisa de caráter transversal, descritiva com abordagem quantiqualitativa, realizada na ClínicaEscola de Fisioterapia da UEPB (CEF-UEPB), com uma amostra de 10 idosos que se encontravam atendidos em cinco setores. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado e adaptado de Machado e Nogueira (2008) e Mendonça e Guerra (2007), que constou de 27 questões distribuídas em 21 objetivas e 6 subjetivas. Para análise dos dados foi utilizado o programa Excel para o cálculo das freqüências das variáveis categóricas. Os resultados demonstraram que a questão da gentileza e confiança obtiveram escores superiores a 50%, representado como excelente. O respeito, o nível de comunicação e a satisfação foram mencionadas como excelente por 50% dos sujeitos, sendo citado como ótimo pelos demais pesquisados. Concluiu-se que os idosos atendidos na CEF/UEPB estão satisfeitos com sua relação com os fisioterapeutas desta instituição, sendo um dos fatores para sua permanência durante o tratamento bem como para seu retorno ou indicação a outras pessoas.
Descrição: AMARAL, E. K. G. Satisfação dos idosos na relação fisioterapeuta-paciente. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/857
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elvira Kelly Guedes Amaral.pdfElvira Kelly Guedes Amaral697.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.