Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/858
Título: Estimulação transcutânea do nervo tibial posterior no tratamento de incontinência urinária feminina – uma revisão de literatura
Autor(es): Martins, Amanda de Souza
Palavras-chave: Eletroestimulação do nervo tibial posterior
Incontinência Urinária
Bexiga Hiperativa
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Introdução: A incontinência urinária atualmente é definida pela Sociedade Internacional de Continência como a queixa de qualquer perda involuntária de urina, clinicamente demonstrável e que cause problema social ou higiênico. Acomete mulheres em qualquer faixa etária, porém a incidência apresenta o seu aumento linear quando comparada com a idade, chegando a uma prevalência estimada de 50% das mulheres idosas. Os tratamentos conservadores constituem a primeira linha de opções, e a fisioterapia como opção de tratamento da bexiga hiperativa dentre eles a eletroestimulação do nervo tibial posterior, que vem em uma crescente por não ser uma alternativa invasiva, vem apresentando uma boa adesão das voluntárias ao tratamento, fato que agregado a facilidade de sua aplicação, sugerem que a utilização desse recurso, torna-se uma das mais viáveis e com o custo reduzido. O objetivo deste estudo foi analisar na literatura científica, os benefícios da ENTP no tratamento da incontinência urinária. Metodologia: Esta pesquisa foi realizada nos bancos de dados: MEDLINE, Lilacs, Scielo e BIREME com os termos “reabilitação cardíaca fase I” e “cardiac rehabilitation phase I” através do método integrado da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os critérios de inclusão foram: possibilidade de acesso ao texto completo e artigos que apresentassem os termos descritos. Conclusão: A eletroestimulação do nervo tibial posterior deve ser considerada como uma das alternativas para tratamento da BH que mais apresenta benefícios, pois se trata de um procedimento não invasivo, livre de efeitos colaterais farmacológicos, com custo acessível e que vem mostrando bons resultados nos recentes trabalhos.
Descrição: MARTINS, A. de S. Estimulação transcutânea do nervo tibial posterior no tratamento de incontinência urinária feminina – uma revisão de literatura. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/858
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda de Souza Martins.pdfAmanda de Souza Martins429.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.